sexta-feira, 8 de julho de 2011

Meditação da Perda e Encontro de Jesus no Templo no livro “Arte da Perfeição Cristã”

Terminamos os Mistérios Gozosos do Rosário do livro “Arte da Perfeição Cristã”, com a meditação da Perda e Encontro de Jesus no Templo de Jerusalém, composta por frei José da Câmara.

“Meditação
Considera, alma minha, a pontualidade da Virgem Santíssima em ir celebrar a solenidade da Páscoa com seu Esposo São José, e com o Menino Jesus, e por esta ocasião o perdeu a Senhora no Templo, sem culpa sua, e sendo seu querido Filho a sua alma, a sua vida, e toda a sua consolação, como ficaria o coração desta Senhora quando se achou sem seu Filho? Lembravam-lhe os cruéis e poderosos tiranos, que tantas diligências tinham feito buscando-o para lhe tirar a vida desde que nasceu; e com o receio de que estes o tivessem achado, tais foram os seus temores, horrores, e amarguras por espaço de três dias, que com seu Esposo o andou buscando, que o não acabar às mãos da dor, foi porque milagrosamente lhe conservou a vida o mesmo Menino Deus. Oh alma minha: quantas vezes terás perdido a Deus, estando fora da sua Graça? E que dor te causou esta perda? Comias, e dormias com todo o sossego! Considera bem a tua loucura! Ainda hoje não sabes se estás fora da sua Graça, e assim descansas? Maria Santíssima estando tanto na sua graça, só porque de vista o perdeu, foi tão grande a sua mágoa e tão excessivo o desvelo de o buscar; e há-de ser possível, que tu, alma minha, tão pouco cuides em buscar a graça de Deus, que não sabes se a perdeste? Ora busca ao teu Deus com o maior desvelo, procura-o com um vivo pesar de o teres ofendido, que só assim o hás-de achar no mesmo instante, em que o buscares.
No Templo achou Maria Santíssima a seu Filho no meio dos Doutores, ouvindo o que diziam, e respondendo ao que lhe perguntavam. Ouvia com paciência, e respondia com discrição; por isso se admiravam todos das suas perguntas, e das suas respostas. Para estar com os homens deixou o Menino Deus a sua Santíssima Mãe! Oh como extremosamente os ama! Mas oh como os homens correspondem mal a este amor! O Menino Deus perdido por não deixar os homens, e os homens perdidos por deixarem a Deus! Não é justo, nem razão, alma minha, que assim seja; não deixes ao teu Deus, nem por quanto há no mundo.
Pondera que alegria seria a da Santíssima Virgem quando no Templo descobriu aquele Tesouro riquíssimo, aquela preciosa Pérola, e aquela soberana Jóia de infinito valor! Quem poderá explicar o prazer que recebeu quando viu aquela desejada Luz, que era a luz dos seus olhos? Nestes ficaram as lágrimas, mas mudou-se a causa delas, porque d’antes nasciam de dor e sentimento; agora nascem de uma consolação Celestial, de uma alegria suma, e de um alívio soberano.
Pede à Virgem Santíssima te alcance de seu Filho graça, para que nunca percas a sua amizade: mas se a desgraça for tanta, que assim suceda, que com uma verdadeira contrição o busques, e com ela logo o aches.”

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    A Meditação da Perda e Encontro de Jesus no Templo composta por Frei José da Câmara é profunda e bela. ... “Para estar com os homens deixou o Menino Deus a sua Santíssima Mãe! Oh como extremosamente os ama! Mas oh como os homens correspondem mal a este amor! O Menino Deus perdido por não deixar os homens, e os homens perdidos por deixarem a Deus! Não é justo, nem razão, alma minha, que assim seja; não deixes ao teu Deus, nem por quanto há no mundo.”…
    Que bom ler e reflectir, interiorizanndo estas palavras, Frei José Carlos.
    Que o Menino Deus nos conceda a graça da Sua amizade, e se a perdermos que a saibamos procurar para encontrá-La.
    Um grande obrigada, Frei José Carlos, pela partilha das Meditações do livro “Arte da Perfeição Cristã”, de Frei José da Câmara que contribuiram de maneira diferente para os nossos momentos de meditação na semana que termina. Bem haja.
    Votos de um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito Grata pela bela Meditação que nos propõe,a Perda e Encontro de Jesus no Templo do livro,a "Arte da Perfeiçao Cristã" de frei José da Câmara.Tem sido uma semana enriquecedora da Palavra de Deus,as meditações muito profundas sobre os Mistérios Gozosos.Fiquei maravilhada com o conteúdo dos textos e suas ilustrações.Obrigada Frei José Carlos,pela beleza de partilha que nos deu,que muito me ajudou toda a semana.Bem haja.Desejo-lhe uma boa semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar