quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A vida mais rica

 
Soa quase paradoxal. Por causa de excluírem a morte da vida, as pessoas não vivem uma vida completa, e ao acolher a morte dentro da vida, ela fica mais rica e mais ampla.
Etty Hillesum

Ilustração: Ponte das Febres, Caminho Português de Santiago, 1 de Julho de 2012.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Sabemos que naturalmente a morte faz parte da nossa condição humana. É preciso, Frei José Carlos, ter aprendido ou sabido acolher a morte dentro da vida para enriquecê-la. Se a parte material volta à terra, a parte espiritual volta a Deus. É pela morte que vivemos a vida eterna, que ganhamos a vida, a salvação.
    Olho a ilustração que nos oferece. Fico a reflectir no processo constante de renovação da vida na natureza como fazendo parte do ciclo da vida em geral. Penso na finitude, e na vida que renasce em permanência. Mas a folha que se renova não volta a ser a mesma folha que tornada castanho doirado, desprendeu-se e voltou à terra para transformar-se.
    Por motivos profissionais, hoje precisei regressar a um lugar singular no Alentejo, onde no meio da natureza cohabitam laboratórios, bastantes árvores, animais em natureza e um Conventinho. Agradeço a Deus o ter-me proporcionado este dia, cansativo mas gratificante.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar