quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Carta de frei Francisco Rendeiro em defesa da Escola Apostólica em Aldeia Nova

Retomamos a divulgação do espólio documental do Arquivo Histórico Dominicano Português apresentando uma Carta que frei Francisco Rendeiro dirigiu ao frei Tomás Videira, à data Superior dos dominicanos em Portugal.
Por esta Carta podemos perceber a discussão existente sobre a reabertura da Escola Apostólica em Aldeia Nova face a uma oferta no Fundão também nesse sentido, e como a existência da Escola ali se ficou a dever em grande medida ao frei Francisco Rendeiro, que mais tarde voltará a defendê-la com toda a veemência.
 
Aldeia Nova, 29 de Novembro de 1943
Reverendíssimo Senhor Padre Videira
Recebi a carta de Vossa Reverência que muito agradeço. Deixo para depois do meu retiro, que termina depois de amanhã de manhã, a resposta aos diversos pontos. Por hoje só quero fazer uma advertência sobre o Fundão.
A situação é grave e parece-me que já não devia haver hesitações neste momento. Estamos em fins de Novembro, com tudo decidido para aqui, dinheiro gasto, etc. e agora é que se está a pensar noutra coisa! Parece-me impossível.
E ainda se fosse uma situação boa, mas com os inconvenientes que mostrei a Vossa Reverência na última carta… Lembremo-nos do que nos sucedeu deixando Mogofores. Se deixamos isto pelo Fundão pode ser que dentro de muito breve tenhamos que deixar o Fundão, e então para vir para aqui?
O frei Lourenço deixa-se impressionar facilmente.
A minha opinião é que agora se venha para aqui este ano, pois já vai o ano adiantado e não é tempo de estarmos a pensar noutra coisa. Durante o ano teremos tempo de ver o que isto dá e então melhor se pode julgar. Além disso não é grande a despesa que agora teremos que fazer aqui, além da que está feita e ficaria inutilizada.
Na solução do problema não podemos perder de vista os dados que dizem respeito a isto, coisa nossa (que nos ficou bem comprada) que agora temos que utilizar de alguma maneira se não queremos perder tudo.
Isto a minha opinião, salva plenamente a obediência, quanto mais não fosse para não ter responsabilidades no futuro.
E peço a Vossa Reverência se digne abençoar este pobre filho em São Domingos,
Frei Francisco Rendeiro
 
Ilustrações: Frente e Verso da Carta de frei Francisco Rendeiro ao frei Tomás Videira.
 

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Felicito-o por ter retomado a divulgação do espólio documental do Arquivo Histórico Dominicano Português. É importante conhecermos a História da Província, dos Dominicanos. Creio que é uma actividade que aprecia realizar e partilhar. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar