sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Décimo Aniversário da Profissão Religiosa

Faz hoje dez anos que, depois de um ano intenso de noviciado, cinco jovens professavam religiosamente na Ordem dos Pregadores no Convento de Santo Tomás de Sevilha.
 
Eram eles frei Henrique Casellas Sanhuja, da Província de Aragão, frei Félix Hernández Mariano e frei Jorge Fernandes Oliveira, da Província da Bética, frei César González Villar, da Província de Espanha, e eu próprio, da Província de Portugal.
 
Foi um dia de muitas emoções, muita alegria, muito carinho, de profunda amizade, um testemunho vivo das palavras bíblicas “vejam como eles se amam”. Foi também um dia de despedida, pois na manhã seguinte regressava a Portugal para continuar a formação enquanto os meus outros companheiros seguiam para Valência.

As fotografias testemunham a felicidade do momento e a cumplicidade que tínhamos construído ao longo de um ano de vida juntos. Os encontros e desencontros, as diferenças e a sua aceitação, a compreensão do irmão e das suas dificuldades, a capacidade de esperar e a paixão que todos tínhamos pelo legado de São Domingos forjaram em nós essa cumplicidade.
 
Hoje e tal como nesse dia dou graças a Deus por ter tido a bênção de um noviciado com companheiros tão excepcionais. Certamente outros dirão o mesmo do deles, certamente cada noviciado é único, mas desculpem-me a imodéstia, o nosso foi verdadeiramente único.
 
Agradeço a Deus e a cada um de vós, Henrique, Félix, Jorge e César. Guardo-vos na memória e no coração. E onde cada um esteja agora, seguimos caminhos diferentes, que o Senhor nos ilumine para testemunhar a mesma alegria e a mesma amizade que soubemos viver.
 
Ilustração:
Fotografia 1 – Na Primeira fila: Frei Jorge Oliveira, Padre Herminio Castaño, frei César Villar.
Segunda Fila: frei José Carlos, frei Henrique Casellas e frei Félix Mariano.
Fotografia 2 – Frei Jorge, frei José Carlos, frei Henrique, frei Félix e frei César.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Ao passar pelo blog, depois de um período de três dias de férias que esperava que tivessem sido mais tranquilas, fiquei muito satisfeita ao ler a partilha do Décimo Aniversário da Profissão Religiosa em cujo noviciado participou. Pelas palavras e pelas fotografias reveladoras da fraternidade e da cumplicidade vivida que nos emocionam. Parabéns Frei José Carlos por ter sabido aceitar o desafio, o convite de Deus para abraçar um ministério tão importante na vida de cada um de nós cuja acção é decisiva ao nosso processo de transformação, à construção do Reino de Deus. Acredito que conseguirá ultrapassar sempre os momentos menos bons que se depararem na vida religiosa e pessoal. Jesus nunca o abandonará. A Família e os amigos também não.
    Um grande obrigada pela partilha que nos alegra. Que o Senhor cumule de todas as bênçãos o Frei José Carlos e todos os irmãos que viveram o noviciado.
    Votos de um bom fim de semana.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva
    P.S. “A única linguagem que Deus 
ouve é o silêncio do amor...
O silêncio não é o amor 
mas um preâmbulo para o amor”.
    São João da Cruz.

    ResponderEliminar