terça-feira, 23 de outubro de 2012

A arte aspira a Deus

 
É na arte que, para o homem, reside uma alusão ao divino, ao paraíso celeste, e por isso a arte é superior a tudo. Sem ela, o homem é incapaz de erguer-se do chão e de criar os sons divinos da serenidade, porque é para a serenidade e apaziguamento de todos que a alta criação da arte desce ao mundo. A arte não pode instalar a revolta na alma, mas deve aspirar eternamente a Deus, como uma oração.
Nicolau Gogol
Ilustração: Pormenor do rendilhado da pedra no claustro do Convento de São Tomás de Ávila.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A arte nas suas diversas componentes desde as estéticas passando pelas religiosas faz parte da actividade humana sem a qual a nossa vida não seria a mesma. Quando contemplamos as divervas formas de arte, o nosso olhar dá-lhe forma, interioriza-a, eleva-nos espiritualmente e disponibiliza-nos para a criação de outras de relacionamento com o outro, porque nos transforma. É outra forma de oração. O ser humano pode sobreviver sem a arte mas dificilmente viverá plenamente.
    Como nos recorda Nicolau Gogol “Sem ela, o homem é incapaz de erguer-se do chão e de criar os sons divinos da serenidade, porque é para a serenidade e apaziguamento de todos que a alta criação da arte desce ao mundo.”
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhas, profundas, importantes. Pela beleza da ilustração que faz-nos pensar que só um espírito livre e elevado pode produzir tais obras.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar