sábado, 13 de outubro de 2012

A sabedoria a aprender

 
Consentir na nossa própria impotência e pobreza e abandonar-nos ao amor todo-poderoso com uma confiança cada vez maior é a grande sabedoria que devemos todos os dias aprender de novo e aprofundar sem cessar.
Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein

Ilustração: Flor do maracujá na casa dos meus pais.

4 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Grata pelas palavras partilhadas. Fico a reflectir no despojamento que é necessário, na humildade, na fé que precisamos ter para “abandonar-nos ao amor todo-poderoso com uma confiança cada vez maior”. Pressupõe um longo processo de transformação em que a vontade se renova diariamente.
    Desejo ao Frei José Carlos um bom dia, com paz, alegria e confiança. Que o Senhor o abençoe e proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva
    P.S. Obrigada pela partilha da ilustração, bela, exótica. É a primeira vez que tenho oportunidade de observar a flor de maracujá. Bem-haja.MJS

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Fiquei maravilhada quando vi a flor do maracujá do jardim da casa dos seus pais.Realmente temos que consentir na aceitação da nossa pobreza,para adquirirmos a Grande Sabedoria.Obrigada pela bela partilha e ilustração.
    Desejo-lhe uma boa tarde.Que o Senhor o ilumine e o proteja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,

    O exotismo e a complexidade da flor de maracujá com que ilustrou o “Pensamento do dia” e que tanto apreciei levou-me antes de escrever duas linhas a observar demoradamente a mesma. Hoje à tarde falei da mesma ao Bernardo não só pela beleza como pela complexidade da mesma, dizendo-lhe que gostava de conhecer um pouco mais de botânica para poder compreender essa complexidade. Há pouco, decidi fazer uma pesquisa no google e encontrei algo muito interessante sobre o simbolismo religioso desta flor que gostaria de partilhar, se me permite.

    “Significado de Flor de Maracujá

    O que é Flor de Maracujá:

    A Flor de Maracujá significa a Paixão de Cristo, por isso, é também conhecida como “Flor da Paixão”.

    Quando os missionários europeus chegaram à América, se encantaram com a exuberância da flor e associaram de imediato alguns dos seus elementos ao calvário de Cristo.

    A simbologia da flor de maracujá foi relacionada da seguinte forma: os três estigmas correspondiam aos três cravos que prenderam Cristo na cruz; as cinco anteras representavam as cinco chagas; as gavinhas eram os açoites usados para o martirizar; por fim, no formato da flor era visível a imagem da coroa de espinhos levada por Cristo para o ato de crucificação.

    Os tons de roxo que colorem a flor simbolizam o sangue derramado por Jesus Cristo. Aliás, a cor roxa é usada nos rituais cristãos durante a Semana Santa.

    No simbolismo religioso, o formato redondo do fruto maracujá corresponde ao mundo de pecado que Cristo deu a sua vida para o salvar.

    Em outras línguas, o maracujá é conhecido como o “fruto da paixão”: passion fruit (em Inglês), fruit de la passion (em Francês), fruta de la pasión (em Espanhol)...

    O maracujá pertence ao gênero de plantas Passiflora. Em tupi-guarani, o termo “maracujá” significa “alimento dentro da cuia”.

    Obrigada, Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  4. Maria José
    muito lhe agradeço a explicação do simbolismo cristão da flor do maracujá. Quando a coloquei como imagem não fazia ideia nenhuma dessa simbologia, foi apenas o prazer visual que me conduziu.
    Ainda bem que podemos partilhar e enriquecer-nos uns aos outros.
    Votos de continuação de bom domingo e que o Senhor Jesus nos ilumine no caminho da fidelidade ao seu amor.
    Um abraço fraterno.

    ResponderEliminar