sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Um donativo para a Restauração da Província Dominicana Portuguesa

A necessidade de preparar uma conferência sobre a figura de frei Francisco Rendeiro levou-me uma vez mais à investigação documental, à busca de papéis que fundamentem as afirmações.
Neste trabalho deparei-me com duas cartas cujas consequências ainda não tenho bem definidas, mas que no âmbito da divulgação de espólio documental do Arquivo Histórico Dominicano Português apresento, pois tendo sido realizado o que nelas se diz não podemos deixar de agradecer aos nossos irmãos espanhóis a sua generosidade, nem de reconhecer que a nossa instalação em Fátima possivelmente se deve a este donativo.
 
BAILÉN, 10-TELÉF.50926
PADRE DOMINICOS
BERCELONA (10)
 
30 de Abril de 1946
M.R.P. Tomás Videyra, O.P.
Porto
 
Muy estimado Padre:
Unos devotos de N.S. de Fátima, me han hecho un donativo para comprar el terreno donde aconteció la aparición del mes de agosto de 1917, único terreno de las apariciones que queda de propiedad particular, pues Cova de Iria es del Obispado y la cueva de las apariciones del Angel lo han comprado las religiosas de N.S. de los Dolores.
Se me ha ocurrido que a Vds. puede interessar les este terreno, que tal vez resulte muy interessante en el ulterior desarrolo del Santuario. Así que ofrezco a Vss. dicho donativo para comprar, em favor de los Dominicos de Portugal, el terreno de la aparicion de los Valinhos. Caso de que nos les interesasse, se compraria para el Sr, obispo de Leiria.
Yo, Dios mediante, iré a Fátima en la Peregrinación del trece de mayo y alli nos podriamos entrevistar, caso de que el asunto les interese. De todas maneras, le ruego me escriba alguna cosa a vuelta de correo aéreo. Yo saldré de Barcelona el dia 9 y para aquella fecha preciso su contestación.
Affmo. en  Sto. Domingo
Fr. Jaime Parcerisa  
 
Por uma carta do frei Tomás Videira ao frei Francisco Rendeiro percebe-se que a oferta foi aceite.
 
ORDEM DE S. DOMINGOS
Rua Clemente Meneres, 88
TELEFONE 1816
PORTO – Portugal
 
Porto, 8 de III de 1946
Meu caro Padre Francisco
Obrigado pelos votos de Boas Festas e orações. Que Santo Tomás nos ouça e nos ajude.
8 – V – Continuação
Aproveito a mesma folha para poupar e lhe mostrar a minha perseverança!
Sempre vou eu a Fátima com três camionetas e um automóvel. Vai também o irmão Tomás e o Américo. Contamos chegar pelas 16 ou 17 horas do dia 12.
Temos rezado para que Deus abençoe o retiro. No Ramalhão também ficaram rezando.
Envio-lhe essa carta de Barcelona à qual respondi afirmativamente. Não era mau que aparecesse quem nos quisesse construir uma casa ou até um Seminário. Já foi à Loca e aos Valinhos? A Loca sobretudo oferece um panorama encantador.
Encomende os nossos assuntos à nossa Boa Mãe. Vejo tudo tão negro…
Não tenho tido tempo nenhum para mandar copiar as graças do Venerável Bartolomeu dos Mártires. Vou tentar amanhã se não chegar sexta-feira. Vossa Reverência faça o pedido.
União de orações em […]
F. Tomás Maria Videira, O.P.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Grata pela partilha. Desejo que possa encontrar mais informação que confirme a generosidade dos dominicanos espanhóis que deve ter sido decisiva na instalação dos dominicanos em Fátima. A reciclagem do papel da carta feita pelo Frei Tomás Videira fez-me sorrir. Bem-haja.
    Bom trabalho e bom colóquio.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar