terça-feira, 9 de outubro de 2012

São Luís Bertran Patrono dos Noviciados Dominicanos

A ordem dos Pregadores celebra hoje, dia 9 de Outubro, a memória de São Luís Bertran, que nasceu em valência a 1 de Janeiro de 1526 e também naquela cidade faleceu a 9 de Outubro de 1581.
De uma família com certa influência e poder social, pois o pai era notário na cidade, Juan Luís como foi baptizado cedo manifestou inclinação para a vida religiosa. O facto de ser o filho primogénito trouxe-lhe algumas dificuldades quando manifestou o seu interesse em abraçar a Ordem Dominicana.
Os impulsos adolescentes dos seus dezasseis anos não foram compreendidos nem pelo pai nem pelo Prior do convento de Valência, à porta o qual bateu para ingressar na Ordem. Será a sua persistência que lhe franqueará as portas e vencerá o desejo do pai de outros projectos para o seu filho primogénito.
A 26 de Agosto de 1544 toma o Hábito e a 27 de Agosto do ano seguinte 1545 frei Luís Bertran fez profissão nas mãos do Prior do Convento, vindo a ser ordenado de Presbítero a 23 de Outubro de 1547, com apenas vinte e uma anos de idade.
Quatro anos passados sobre a ordenação presbiteral e apesar da sua tenra idade frei Luís é nomeado Mestre de Noviços, um cargo e uma função de extrema responsabilidade, pois a ele lhe cabe dar os primeiros rudimentos para o prosseguimento na vida dominicana.
Neste sentido, e para que a palavra não fosse desdita pelas obras, a primeira medida que tomou como Mestre foi em relação a si mesmo, procurando viver na maior simplicidade e humildade e transmitindo àqueles que estavam sob a sua responsabilidade o mistério de Jesus Cristo. Para ele, quanto mais instruídos fossem os religiosos melhor podiam servir a Deus.
Devido à sua sabedoria e experiência foi-lhe entregue o cargo de Mestre de Noviços sete vezes, representando na sua vida a maior ocupação que desempenhou.
Em 1562 frei Luís Bertran viaja para o Novo Mundo, para o Convento de Cartagena das Índias, pois ali eram necessários homens e frades com uma vida exemplar e aptos a dar a vida pela missionação daquelas paragens. A exemplaridade da sua vida vai inevitavelmente provocar as críticas e maledicências não só de alguns dos seus companheiros mas também daqueles que não queriam ser incomodados nos seus negócios pouco justos e humanos.
Para que a sua missão e pregação fosse eficaz frei Luís rapidamente abandona o intérprete que lhe tinham conseguido para comunicar com os índios nativos, que afinal compreendiam melhor a sua mensagem cristã sem intérprete que com o intérprete.
É neste contexto missionário que acontecem os dois milagres que posteriormente conduziram à sua identificação iconográfica, pois num momento tentam dar-lhe água envenenada a beber e pela sua oração e bênção eleva-se dela um pequeno monstro, tal como podemos ver no quadro de Zurbaran. Num outro momento alguém munido de uma arma tenta matá-lo e por acção da sua oração a arma transforma-se em cruz, com a qual também é algumas vezes representado.
Frei Luís Bertran regressa da América em 1569 e em 1575 é eleito Prior do Convento de Pregadores de Valência, onde vem a falecer em 1581.
A fama da sua sabedoria e santidade leva Santa Teresa a dirigir-lhe uma carta a pedir conselho para a reforma que estava a pensar levar a cabo na Ordem do Carmelo. A resposta frei Luís Bertran é que prossiga com os seus intentos pois pela oração soube que Deus favorecerá a obra e dentro de pouco será uma das mais ilustres da Igreja.
Ao celebrar a memória de São Luís Bertran pedimos por sua intercessão a Deus a graça de enviar trabalhadores dominicanos para a sua messe.
 
Ilustração: São Luís Bertran, de Zurbaran, Museu de Belas Artes de Sevilha.   

 

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Grata pelo texto que elaborou sobre São Luís Bertran dando-nos a conhecer um dominicano cuja vida foi exemplar.
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e ...” Ao celebrar a memória de São Luís Bertran pedimos por sua intercessão a Deus a graça de enviar trabalhadores dominicanos para a sua messe.”
    Peçamos ao Senhor que o abençoe e proteja.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar