sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Somos morada de Deus

 
Aquele que construiu uma morada tem, com toda a justiça, o direito de aí habitar. Nós somos as moradas do nosso Criador. Ele criou-nos para si, porque fez todas as coisas para sua glória. É portanto ele que deve habitar em nós e não um intruso.
São João de Cronstadt.

Ilustração: Vista sobre a Ria de Vigo a Caminho de Pontevedra. Caminho Português de Santiago, 3 de Julho de 2012.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Grata pelas palavras partilhadas e pela ilustração. Antes de passar pelos blogues do Convento, tive necessidade de abrir o correio electrónico e estive a ler o sumário da mensagem do SNPC e detive-me a reflectir num dos resumos em que recordei um texto que o Frei José Carlos escreveu em que a temática da liberdade e o ser morada para Deus se entrelaçam. Permita-me, Frei José Carlos, que partilhe esse excerto da mensagem do SNPC datada do dia de hoje.
    ...” O papa Bento XVI visitou esta quinta-feira o Santuário de Loreto, dedicado à Virgem Maria, para rezar pelo Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e pelo Ano da Fé. «Contemplando Maria, devemos nos perguntar se também nós queremos ser abertos ao Senhor, se queremos oferecer-lhe a nossa vida para que seja uma morada para Ele; ou então, ao contrário, se tememos que a presença do Senhor possa ser um limite para nossa liberdade, e se queremos reservar para nós uma parte de nossa vida, de modo que possa pertencer apenas a nós. Mas é Deus mesmo que liberta a nossa liberdade, que a liberta do fechamento em si mesma, de possuir, da sede de poder, de posse, de domínio, e a torna capaz de abrir-se à dimensão que a realiza no sentido pleno: o do dom de si, do amor, que se faz serviço e partilha», disse o papa na homilia da missa.”
    Continuo a acreditar que seremos capazes de construir este mundo novo que quando Deus nos habita somos capazes de ser coerentes com o pensamento e as palavras que pronunciamos, escrevemos e tornamo-nos verdadeiramente partilha e serviço, seguindo o exemplo da Virgem Maria. É o resultado de uma longa caminhada, nunca acabada, peregrinando com Jesus e com todos aqueles que sabem e estão dispostos a ajudar-nos.
    É interessante a sintonia do “Pensamento do Dia” e a reflexão do papa Bento XVI. Bem-haja. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e proteja.
    Votos de um bom dia, com paz, coragem e esperança.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar