domingo, 7 de outubro de 2012

Colóquio “A Restauração da Província Dominicana em Portugal – Memória e Desafios”

A Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores celebrou ontem, 6 de Outubro de 2012, no Convento de Cristo Rei, na cidade do Porto, o Colóquio “A Restauração da Província Dominicana em Portugal – Memória e Desafios”.
Através deste Colóquio procurámos concluir as celebrações do cinquentenário da Restauração da Província, iniciadas em 11 de Março deste mesmo ano no Convento de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima.
Este Colóquio, na sua diversidade de temas e apresentações, foi uma oportunidade para promover uma divulgação do passado histórico, mais longínquo ou mais próximo, mas também para reflectir, questionar-nos, sobre o presente e os desafios que se nos colocam como religiosos dominicanos na sociedade portuguesa e no momento histórico presente.
Obrigatoriamente celebrou-se o Colóquio em ambiente de Família Dominicana, pois a nossa história e a nossa presença em Portugal não se compreende sem essa diversidade e sem a partilha mútua de irmãos e irmãs. Assim, para além dos frades dominicanos, estiveram connosco as Dominicanas de Santa Catarina de Sena, as Missionárias do Rosário e as Missionárias de Santo Domingo, vários membros das Fraternidades Leigas e um numeroso grupo de antigos alunos da Escola Apostólica Seminário de Aldeia Nova e do Studium de Fátima.
As fotografias que se seguem testemunham os diversos momentos vividos ao longo da jornada, à qual não faltou a Eucaristia, bastante participada pela comunidade que frequenta a igreja de Cristo Rei, nem o almoço substancial, que não registei por me reservar um momento de pausa no meu labor de repórter fotográfico. Outros o registaram.
 
Sessão de abertura com as Boas Vindas apresentadas pelo Prior Provincial frei José Nunes

Apresentação do Colóquio pelo Secretário do mesmo frei Rui Carlos Lopes

Aspecto de uma parte da assistência

Outro lado da assistência ao Colóquio

Membros da Mesa do Primeiro Painel de Temas. Frei Rui Carlos Lopes que apresentou “Das diversas tentativas de remoço da Província”; Irmã Rita Nicolau que apresentou “Madre Teresa de Saldanha e a vida dominicana em Portugal”; Prior Provincial frei José Nunes que moderou a mesa, e Dr. Paulo Fontes que apresentou “Da extinção à restauração das ordens e congregações em Portugal, Séculos XIX e XX”.

Apresentação do livro do Dominicano Humberto de Romans sobre a Pregação, editado na Tenácitas e que dentro de dias se poderá encontrar à venda nas livrarias. Na Mesa o Prior Provincial frei José Nunes e o Editor.

Preparação na sacristia para a celebração da Eucaristia

Celebração da Eucaristia presidida pelo Prior Provincial frei José Nunes

Alguns dos concelebrantes, frei Marcos Vilar, frei José Manuel Fernandes, frei Pedro Fernandes, frei Miguel dos Santos, frei Gil Filipe.

Os cantores que animaram a celebração, frei António José de Almeida, frei José Filipe Rodrigues, frei Fernando Ferreira.

Membros da Mesa do Segundo Painel de Temas. Frei Miguel dos Santos, que apresentou “A Presença do Padres Canadianos”; frei José Nunes que apresentou “O retomar das Missões”; frei Rui Carlos Lopes que moderou a mesa; Eduardo Bento que apresentou “A teologia em Fátima, o Studium de Fátima”; frei Bento Domingues que apresentou “Os Cursos de Teologia, Coimbra e ISTA”; Dr. Moisés Martins que apresentou “A presença dominicana em Portugal, espaços e vozes”. Deste Painel fazia parte também frei José Carlos Almeida, que apresentou “A pessoa e a acção de frei Francisco Rendeiro”, e que não aparece na fotografia por já se ter levantado para levar acabo a reportagem fotográfica.

Outro aspecto da assistência e na qual se pode reconhecer a diversidade de presenças

Membros da Mesa do Terceiro Painel de Temas. Dr. José Carlos Gomes da Costa que apresentou “Espiritualidade e Pregação”; Prior Provincial frei José Nunes que moderou a mesa; Irmã Deolinda Rodrigues que apresentou “A Família Dominicana”; frei José Manuel Fernandes que apresentou “Espaço e Prioridades Dominicanas”; e Arquitecto João Alves da Cunha que apresentou “Contributos dominicanos para a arquitectura religiosa moderna em Portugal”, com o qual se encerrou magnificamente este Colóquio.
 
E eu frei José Carlos na minha missão de repórter fotográfico.

 

 

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Grata pela partilha da reportagem fotográfica do Colóquio ”A Restauração da Província Dominicana em Portugal – Memória e Desafios”, realizado no Porto e que encerrou as celebrações do cinquentenário da Restauração da Província. Como nos refere no texto ...” Este Colóquio, na sua diversidade de temas e apresentações, foi uma oportunidade para promover uma divulgação do passado histórico, mais longínquo ou mais próximo, mas também para reflectir, questionar-nos, sobre o presente e os desafios que se nos colocam como religiosos dominicanos na sociedade portuguesa e no momento histórico presente.”…
    Bem-haja.
    Peçamos a S. Domingos de Guzman que interceda junto de Deus para que os dominicanos nos iluminem nas soluções, nos caminhos que devemos percorrer para enfrentar as grandes questões que vivemos presentemente.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e proteja.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar