segunda-feira, 22 de abril de 2013

Eu vim para que as ovelhas tenham vida (Jo 10,10)

O texto do Evangelho de São João sobre o Bom Pastor conduz-nos tranquilamente para a figura do pastor e a sua função, para a sua missão, que Jesus assume como sendo uma missão de vida, de vivificação.
Esta naturalidade e condução do texto deixam no entanto um pouco na sombra a outra parte da história, aquelas que contracenam com o pastor e que são as ovelhas. E que são verdadeiramente significativas, poderíamos até dizer que o objecto central da história.
Neste sentido, temos a acção dos bandidos, dos ladrões, daqueles que não entram pela porta mas saltam a vedação para se apoderarem das ovelhas. Se as ovelhas não tivessem qualquer valor, não fossem verdadeiramente importantes não haveria essa necessidade, não haveria esse interesse.
Na nossa experiência humana todos sabemos como o belo, o bom, o que é valioso, é que nos atrai e desperta em nós o desejo, a cobiça, a inveja. O insignificante não nos atrai nem nos desperta. Portanto, se os ladrões e bandidos se interessam e buscam as ovelhas é porque elas são importantes.
Esta importância ressalta ainda mais quando Jesus se nos apresenta como o pastor, que não só vem para cuidar das ovelhas, para as conduzir às pastagens verdejantes, mas para dar a vida por elas. E ninguém dá a vida por aquilo que nada vale.
As ovelhas do Bom Pastor de que nos fala São João são assim verdadeiramente importantes, e são-no na medida em que cada uma delas é um dos membros da humanidade, uma das obras da acção criadora de Deus.
Cada um de nós é extremamente valioso, e não só aos olhos de Deus que nos criou mas igualmente aos olhos daqueles que nos querem arrebatar da mão de Deus, que nos querem roubar, desviar, consumir.
Diante deste valor intrínseco a cada um de nós devemos estar vigilantes, atentos à voz que nos chama a sair ou a entrar no redil, para que escutemos a verdadeira voz do pastor, desse pastor que nos ama e que dá a vida, e saibamos reconhecer as vozes enganadoras dos que apenas nos querem explorar e destruir, saciar-se da nossa vida.
Que o nosso coração aprenda a reconhecer e a obedecer à voz do verdadeiro pastor, do pastor que deu a vida para que as ovelhas tenham vida.

 
Ilustração: Parte superior de confessionário da igreja da Abadia de Saint Gallen, com representação de Jesus Bom Pastor.  

3 comentários:

  1. Conduz-nos Deus pela Sua plenitude a confiar.
    Sobretudo a entender que o verdadeiro valor que devemos respeitar é o amor aos outros.
    Pela Sua natureza nos revela um caminho de felicidade, em que a vinda de Jesus em oração, nos ensina a pregar, com a força devota da obediência. Em que às gerações foi feito pelo Espírito. Alcançar a voz dos que se Dirigem em adoração. Para nas boas obras distinguirem Cristo. Na caminhada da humilde responsabilidade aprenderem a respeitar as Suas decisões.

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Como nos salienta no texto da Meditação que teceu …” As ovelhas do Bom Pastor de que nos fala São João são assim verdadeiramente importantes, e são-no na medida em que cada uma delas é um dos membros da humanidade, uma das obras da acção criadora de Deus,” … e “são verdadeiramente significativas, poderíamos até dizer que o objecto central da história.”…
    E existe uma relação biunívoca e única, entre Jesus e cada um de nós que nos leva a saber discernir a voz do Bom Pastor, como nos afirma …” Diante deste valor intrínseco a cada um de nós devemos estar vigilantes, atentos à voz que nos chama a sair ou a entrar no redil, para que escutemos a verdadeira voz do pastor, desse pastor que nos ama e que dá a vida, e saibamos reconhecer as vozes enganadoras dos que apenas nos querem explorar e destruir, saciar-se da nossa vida.”…
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação, importante, esclarecedora, que nos ajuda a reflectir, por exortar-nos a …” Que o nosso coração aprenda a reconhecer e a obedecer à voz do verdadeiro pastor, do pastor que deu a vida para que as ovelhas tenham vida.”
    Que o Senhor o ilumine, o guarde e o abençoe. Continuação de uma boa semana.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  3. Obrigado.Queria ser ovelha vigilante e atenta à voz do Pastor que "deu a vida
    para que as ovelhas tenham vida". Conto com os pastores que sabem seguir o Pastor e transmitir a Sua mensagem.Inter Pars

    ResponderEliminar