Foi uma oportunidade para nos encontrarmos uns com os outros e também com um património que a história ali nos legou, pois encontramos não só o que resta do antigo convento, mas igualmente o que resta do antigo mosteiro e do hospital da Ordem Terceira.
As imagens que se seguem registaram algum dos momentos vividos e o património que a Ordem dos Pregadores, nos seus três ramos ali deixou.
Fachada principal da igreja do Mosteiro de Santa Rosa de Lima, hoje igreja paroquial de São Sebastião.
Fachada da igreja do Convento de São Domingos.
Arcos góticos do claustro do antigo Convento de São Domingos.
Um momento de preparação para a conferência sobre a história da presença dominicana na cidade de Guimarães.
Um momento da celebração da Eucaristia presidida pelo Prior Provincial frei José Nunes.
Frei José Carlos,
ResponderEliminarGrata pela partilha do passeio da Família Dominicana a Guimarães que como o irmão diz no texto foi uma oportunidade de encontro de “uns com os outros e também com um património que a história ali nos legou”. Excelentes fotografias.
Esta partilha recordou-me que há cerca de um ano visitei Guimarães com um grupo de cristãos com a intenção de visitar a cidade de Guimarães na qualidade de capital da cultura … Alguns imprevistos no desenrolar da programação conjugados com horários inadequados para a vista do património visitável levou a situações de pouca compreensão. O que guardo dessa visita são particularmente os momentos de convívio, de oração e a missa de domingo realizada na igreja de S. Francisco.
Fica o desafio para uma nova visita. Que o Senhor o guarde e abençoe.
Bom descanso. Bom domingo.
Um abraço fraterno,
Maria José Silva
Obrigada pela partilha.Não fui mas estive...Inter Pars
ResponderEliminarFrei José Carlos,
ResponderEliminarMuito grata pela partilha do passeio da Família Dominicana a Guimarães,pela beleza das suas fotografias,pela oportunidade deste encontro de vivermos uns momentos de oração todos juntos,e pela bela Eucaristia partilhada, momentos inesquecíveis de convívio.Gostei muito de conhecer um pouco da Cidade de Guimarães capital da cultura.Obrigada, Frei José Carlos,pelas palavras partilhadas.Que o Senhor o ilumine o proteja e o abençoe.Uma boa tarde.Bom descanso.
Um abraço fraterno.
AD