segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Poesia de Santa Teresa do Menino Jesus


Ao celebrarmos hoje a memória de Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face, a Santa Teresinha, como é comummente chamada, deixo parte de uma das suas poesias, pois todos nos encontramos na mesma situação, só temos hoje para amar!
 
A minha vida é um só instante, uma hora passageira
A minha vida é um só dia que me escapa e me foge
Tu sabes, ó meu Deus! Para amar-te na terra
Só tenho o dia de hoje!...

 
Oh! Amo-te, Jesus! A minha alma por ti suspira
Sê por um só dia o meu doce apoio.
Vem reinar no meu coração, dá-me o teu sorriso
Somente por hoje!

 
Que me importa, Senhor, se o futuro é sombrio?
Nada posso pedir-te, oh não, para amanhã!...
Conserva-me o coração puro, cobre-me com a tua sombra
Somente por hoje!

 

Ilustração: Fotografia de Santa Teresa no Carmelo de Lisieux.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Hoje foi para mim como para muitas das pessoas um dia longo, de partilha de preocupações, em que a emoção, a fraternidade, a solidariedade subjacentes sobrelevam certas responsabilidades. Acontece.
    Fico a reflectir nos excertos de um dos poemas de Santa Teresa do Menino Jesus que partilha connosco, no dia em que celebramos a sua memória, e na ilustração que escolheu (quando ampliada há um efeito de sobreposição dos dedos entrelaçados). Que belo!
    Na nossa vivência breve, como gota de orvalho, que suplica a Deus só por amor, nos deixa Santa Teresinha, Frei José Carlos. E estes excertos levam-me a uma outra partilha que o Frei José Carlos fez connosco no 1º trimestre de 2012 e provavelmente porque a reproduzi numa tira de papel, juntei-a a um pequeno livro de orações e rezo com frequência, recordei-a, e permita-me que transcreva-a:
    … “Oxalá Senhor ouças a minha voz. Aqui estou. Sem grandes palavras para dizer. Sozinho aqui. Sozinho. Contigo. Receberei aquilo que me queiras dar, alegria ou tristeza, calma ou dificuldade. E receberei sereno, porque sei que tu, meu Deus, também és um Deus pobre. Um Deus que não exige, mas que convida; que não força, mas espera; que não obriga, mas que ama. E eu farei o mesmo no meu mundo, com os meus amigos, com a minha vida. Perguntar aos outros “o que precisas”, ou “que posso fazer por ti?”. E dizer poucas vezes “quero” ou “dá-me”. E assim avanço, Deus, aqui sem mais nada, sozinho, em silêncio. Contigo Deus”. …
    (No momento de Acção de Graças uma oração adaptada pelo Gaspar, 8º.D, Externato Marista de Lisboa, Março de 2012).
    Que Santa Teresinha e o Gaspar com as suas palavras nos sirvam de inspiração e exemplo. Bem-haja.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha, de grande espiritualidade, beleza e ternura. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e proteja.
    Um bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar