quinta-feira, 28 de junho de 2012

Estava fundada sobre a rocha (Mt 7,25)

Em qualquer casa que visitamos, inevitavelmente deparamos com o que está à vista, as paredes mais ou menos bem pintadas, as portas e as janelas que nos dão a sensação de segurança, o telhado vermelho, um ou outro pormenor que a embelezam e tornam única.
Poucas vezes, e ainda que seja para fazermos dela nossa propriedade, nos preocupamos com os fundamentos, com os alicerces sobre os quais está construída, e isto certamente porque são, da construção, um dos elementos que ficam ocultos ao nosso olhar.
Ao ensinar os seus discípulos Jesus não deixa passar despercebido este elemento e chama a atenção, não só para a sua necessidade como para a sua importância. É sobre o alicerce que assenta a casa, é ele que lhe permite a estabilidade e a resistência.
Neste sentido, e face a tantos elementos da nossa vida que se tornam visíveis aos olhos dos outros, como a piedade, a oração comunitária, as obras de caridade ou solidariedade, paredes e telhados da nossa casa, Jesus convida-nos a lançar os alicerces, a não descurar esse elemento da nossa construção que fica vedado aos olhos dos outros mas não os olhos de Deus.
É esse elemento que vamos construindo no interior do nosso quarto, depois da porta fechada, na intimidade com Deus e que nos permite depois enfrentar todos os desafios, todas as tempestades. As paredes e o telhado alicerçados nessa intimidade e nessa relação terão força e resistência para todos os embates.
Para além deste elemento, Jesus convida-nos ainda a escolher o terreno onde assentamos o alicerce, pois existem vários tipos à nossa escolha, como a areia ou a rocha. E se ele nos recomenda a rocha é porque simplesmente é o elemento da natureza com maior resistência, com maior capacidade de sustentabilidade.
E na vida espiritual, na construção do nosso projecto de homens e filhos de Deus, é Jesus que é o único ponto de sustentação e construção. É ele como verdadeiro Deus e verdadeiro homem que nos pode dar a resistência e a estabilidade para a nossa construção. Ele é a verdadeira e total construção que somos convidados a seguir na construção da nossa casa.
Que em cada momento saibamos colocar as pedrinhas e o cimento que fortalecem e fazem solidificar o nosso alicerce em Jesus Cristo.

Ilustração: As construções de pedras do Caminho, chamadas catedrais do peregrino, entre Los Arcos e Torres del Rio. Caminho de Santiago. 5 de Maio de 2010.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Bem-haja pelas palavras partilhadas, pelo desafio e simultaneamente pelo convite que nos deixa. Como nos salienta, ...” na vida espiritual, na construção do nosso projecto de homens e filhos de Deus, é Jesus que é o único ponto de sustentação e construção. É ele como verdadeiro Deus e verdadeiro homem que nos pode dar a resistência e a estabilidade para a nossa construção. Ele é a verdadeira e total construção que somos convidados a seguir na construção da nossa casa.”…
    Que o Senhor o ilumine e o guarde.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar