terça-feira, 26 de junho de 2012

Umas botas para o Caminho de Santiago

Podemos dizer que o calçado é a peça fundamental do equipamento para fazer o Caminho a Santiago, pois são os pés que vão suportar o maior esforço, e portanto convém que estejam não só protegidos mas confortáveis.
As prateleiras do Albergue de Santo Domingo de la Calzada em Maio de 2010, como se pode ver pela fotografia, apresentavam um conjunto bastante diversificado de botas de peregrinos. Como estávamos ainda em plena primavera, as temperaturas não eram muito elevadas e o caminho se encontrava com bastante barro e lama, as botas eram de facto o melhor calçado para usar.
Contudo, quando avançamos para o verão, no qual as temperaturas são mais elevadas, as botas de caminhada podem perfeitamente ser substituídas por umas boas sandálias de caminhada ou montanhismo, ainda que estas representem uma maior fragilidade para a articulação do tornozelo, que é necessário acautelar.
Posso partilhar que no meu primeiro Caminho a Santiago, em Agosto de 2000, ao fim de uma semana já não conseguia calçar as botas, apesar de ter andado alguns meses com elas antes de partir para o Caminho. Fiz por isso o Caminho desde Logroño a Santiago de Compostela com as sandálias que tinha levado para os momentos de descanso, o que me permitiu chegar sem mais qualquer problema.
Em termos de sandálias, posso partilhar também que nesse ano, em Fromista, cheguei mesmo a encontrar uma peregrina brasileira de São Paulo, Cidinha, que caminhava com havaianas, pois as botas já tinham feito muitos estragos nos pés devido ao calor do verão.
Também com a Cláudia, em 2004, as botas fizeram os seus estragos, embora desta vez porque tinham sido compradas de propósito para fazer o Caminho. Este é o erro mais frequente e aquele que mais obriga a regressar a casa sem ter chegado a Santiago.
Assim, nunca se deve estrear umas botas no Caminho, deve-se já ter feito uns bons quilómetros com elas, e no caso disso ser impossível deve procurar-se levar o calçado mais usado e confortável que se tenha, aquele a cujo pé esteja já bastante habituado para não causar problemas, e que em ultimo caso possa ser deitado fora ao chegar a Santiago.
Outra questão que se coloca com as botas é a da sua qualidade e neste sentido vale a pena fazer um pequeno investimento, sobretudo se pensamos repetir a experiência ou fazer outro tipo de caminhadas. Em 2010 a fraca qualidade de fabrico das minhas botas causou-me alguns problemas, pois ainda não tinha feito metade do Caminho Francês e já deixavam ver as meias e entrar a água da chuva. Inevitavelmente tive problemas.
Para além das botas ou sandálias de caminhada, seja verão ou seja inverno, convêm levar também umas sandálias mais leves, ou chinelas, de modo a que nos períodos de descanso o pé possa respirar e relaxar.
Desejo que tenham uma boa caminhada e com os pés sempre impecáveis.

Ilustração: Prateleiras de botas no Albergue de Santo Domingo de la Calzada. 7 de Maio de 2010.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Leio sempre com interesse os conselhos que vai partilhando que se destinam particularmente aos peregrinos mas também para outras caminhadas. Permita-me dizer ao Frei José Carlos, pela forma como vai tecendo os textos, tenho a noção que estou a saborear um conto de viagem . Talvez sinta a alegria e o calor humano e físico dos serões de inverno à volta da mesa redonda e da braseira (no sul só encontrávamos as lareiras nas aldeias o que sempre me deslumbrou).
    Há uma questão que vou colocar sobre a importância do conforto do pé para uma boa caminhada. A escolha das peúgas/meias que fazem a “interface” entre o calçado e o pé não é igualmente relevante?
    Continuação de boa preparação. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Um curto “apagão” local provavelmente provocado pelo excesso de consumo de “ar condicionado”... só agora permite restabelecer as comunicações. MJ

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe este belo texto da sua experiência em caminhadas,que partilhou connosco.É tudo muito importante,os conselhos que nos deixa.Que o Senhor o ajude e lhe conceda as forças necessárias para uma bela caminhada sem problemas.Bem-haja Frei José Carlos.Boa preparação.Que o Senhor o ilumine e proteja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar