sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fazer o Caminho Português de Santiago

Foi com alguma surpresa que ouvi da minha mãe o comentário que o meu sobrinho, com treze anos, queria fazer o Caminho de Santiago comigo. Fiquei sem saber o que responder, porque nunca tínhamos conversado sobre isso, ele nunca me tinha manifestado esse desejo, ainda que já por várias vezes tivéssemos visto as fotografias dos Caminhos que fiz em 2000, 2004 e 2010.
Assim, da última vez que estivemos juntos, abordei a questão e, face à confirmação do desejo dele e à autorização dos pais, decidimos fazer o Caminho Português a Santiago, que neste momento é o que se apresenta mais viável.
Vamos fazer o Caminho Português a Santiago a partir de Valença do Minho, com tranquilidade, sem grandes pressas, para desfrutar do caminho e da experiência de viver uma semana fora dos nossos ritmos normais.
Neste sentido, organizámos já as etapas, que não vão ser muito longas, para não serem cansativas, mas sobretudo para termos tempo de apreciar a paisagem e os monumentos. O importante no Caminho de Santiago é a experiência do caminhar, a possibilidade de se encontrar consigo próprio e com Deus no silêncio, na beleza da natureza, nos outros peregrinos, na arte e na cultura que bordeiam os trilhos ou as estradas.
Partiremos de Valença do Minho no dia 30 de Junho e passaremos a Tuy. Uma pequena etapa de sete quilómetros para aquecer os músculos. No dia 1 de Julho iremos até Porriño e no dia 2 até Redondela. Duas etapas sem grande esforço. No dia 3 de Julho passaremos a Pontevedra e dali a Caldas de Rey no dia 4. No dia seguinte, 5 de Julho, chegaremos a Padrón e dali até Santiago de Compostela no dia 6 de Julho.
Em Santiago, no sábado dia 7, poderemos cumprir todos os rituais como abraçar o Santo e participar na celebração da Eucaristia em que se pode apreciar o “Botafumeiro”, bem como conhecer um pouco da cidade.
Como é uma peregrinação, e não meramente um passeio, teremos cada dia a celebração da Eucaristia e um momento de oração ou reflexão. Como peregrinos carregaremos também com a nossa mochila, faremos a experiência do peso das nossas tralhas, pois não teremos carro de apoio.
Face a isto, e porque há amigos que já manifestaram o desejo de nos acompanhar, nos próximo dias irei apresentando mais algumas informações, nomeadamente no que diz respeito ao equipamento, pois há que ter muito cuidado com o peso.

Ilustração: “Partida dos peregrinos do albergue de Pontevedra”, 5 de Abril de 2004.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Saber que vai fazer o “Fazer o Caminho Português de Santiago” tão bem acompanhado (prova de confiança do sobrinho e não só) deixou-me particularmente alegre, digo com sinceridade e sem receios, feliz, por múltiplos motivos, como se eu própria também pudesse participar fisicamente mas estarei espiritualmente. Pressenti que a partilha nos últimos tempos de algumas fotografias da Caminhada de 2010 podiam ter um significado especial ... Foi bom ter partilhado o Caminho francês em 2010 e aprendemos muito, mas se me permite, Frei José Carlos, se nada o impedir não nos deixe tanto tempo sem notícias!
    Acredite que foi uma boa notícia num dia em que tive que lidar com algumas memórias que serão sempre difíceis de suportar.
    Que o Senhor abençõe e proteja o grupo e todos os peregrinos. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta maravilhosa e bela notícia,fazer o Caminho Português de Santiago,foi com muita alegria que li este texto.Obrigada,Frei José Carlos,por ter partilhado connosco.Que o Senhor o abençõe e proteja o grupo e todos os peregrinos,que estão já a fazer a sua caminhada.Bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar