sábado, 30 de junho de 2012

Partida para o Caminho Português a Santiago

Fazer uma mochila para o Caminho de Santiago não é fácil, ainda que já tenhamos experiência e sigamos as regras que a mesma experiência nos ditou. Fazer duas mochilas, a própria e a de um adolescente com treze anos, é duplamente mais difícil.
E nesta dificuldade não incluo a luta por qualquer uma dessas tecnologias que um adolescente hoje não dispensa. Desde o primeiro momento que ficou claro que íamos levar apenas o mínimo e o indispensável, e portanto não havia espaço para “tablets”, portátil ou playstation.
Vamos fazer a experiência de um caminho medieval e portanto vamos ouvir a natureza, vamos conversar uns com os outros, vamos partilhar a vida e o caminho e portanto não podemos estar isolados, fechados sobre nós próprios ou sobre as imagens e sons que a tecnologia nos oferece.
Nas mochilas, para além do básico delineado na lista do equipamento, e que rapidamente preencheu o espaço disponível, colocámos também alguns produtos para a higiene e uma pequena caixa de primeiros socorros, na qual não falta inevitavelmente a agulha e a linha, no caso de aparecer alguma das célebres bolhas. Não esquecemos também o papel higiénico, porque o iremos necessitar num momento em que menos esperamos.
Na minha mochila coloquei ainda o hábito dominicano para poder celebrar a Eucaristia em cada dia do Caminho e depois ao chegar a Santiago. Agora tudo está pronto e apenas necessitamos descansar um pouco para a partida que se fará bastante cedo, pois para chegar a Valença do Minho ainda temos que apanhar um comboio e um autocarro.
Na medida do possível, ou seja do encontro com as ofertas das novas tecnologias de comunicação, iremos dando notícias, porque sabemos quantas pessoas nos acompanham. E a elas, e a todas as outras, não esqueceremos nas nossas orações, de modo muito particular junto ao túmulo de Santiago.
Que o Senhor nos proteja e abençoe a todos.

Oh Deus, que tirastes o teu servo Abraão da cidade de Ur dos Caldeus, guardando-o em todas as suas peregrinações, que foste o guia do povo hebreu através do deserto: nós te pedimos que te dignes guardar estes peregrinos que por amor do teu nome vão a Compostela. Sê para eles companheiro na marcha, guia nas encruzilhadas, alento no cansaço, defesa nos perigos, albergue no caminho, sombra no calor, luz na escuridão, consolo no desalento e firmeza nos seus propósitos. Que por tua orientação cheguem incólumes ao fim do seu caminho, e enriquecidos de graça e virtudes, voltem de regresso a suas casas, que agora sentem a sua ausência, cheios de perene alegria. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ilustração: “São Tiago Peregrino”, pintura na igreja do Convento de São Domingos de Pamplona. Caminho de Santiago, 2 de Maio de 2010.

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Um grande obrigada pela partilha. Que bela ilustração. Algumas passagens fizeram-me sorrir. Lidar com adolescentes é um permanente desafio mas muito enriquecedor. Que vontade de iniciar o Caminho, pressuponho. Estarão presentes nas nossas orações. Que o Senhor vos ilumine, abençoe e proteja.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Vou fazer o caminho português em julho próximo com duas amigas. Estou com o coração muito alegre e ansioso. Suas observações sobre o caminho me ajudaram muito e seu blog é muio bacana. Acho que esclareceu dúvidas sobre os calçados.
    Você tem alguma dica de albergues? Estamos com receio de encontramos muitos cheios nessa época do ano. Vamos sair de Porto. um abraço.
    Silvana

    ResponderEliminar
  3. Olá Silvana
    Fazer o Caminho de Santiago deixa-nos de facto com o coração muito alegre. É uma experiência única e muito gratificante.Fico contente que algumas observações a tenham ajudado e por isso não posso deixar de responder às suas perguntas sobre o Caminho que irão fazer em Julho próximo.
    Neste sentido, é bom que se preparem para encontrar uma boa frequência de peregrinos, sobretudo a partir de Tui, pois muitos espahóis e portugueses começam ali o Caminho. É um época alta, com muita afluência, e portanto é bom que reservem algum recurso económico para se tiverem que procurar uma pousada ou hotel. Às vezes acontece.
    Como tencionam partir do Porto é bom que tenham estas mesmas despesas em conta para Portugal, porque no percurso português não há albergues municipais com há na Galiza, que cobram apenas 5 euros por dormida e banho, pelo que terão que procurar outro tipo de alojamento nas vilas e cidades que atravessarão. Por causa desta dificuldades muito começamos em Tui o Caminho.
    Espero ter ajudado com estas informações, assim como espero e desejo que tenham um bom tempo e uma boa experiência do Caminho Português, que é extremamente bonito.
    Um abraço e Bom Caminho.
    Ultreia!!

    ResponderEliminar