quarta-feira, 13 de maio de 2009

Beata Imelda Lambertini, Memória a questionar-nos

BEATA IMELDA LAMBERTINI

A Ordem de São Domingos celebra hoje dia treze de Maio, dia da aparição da Virgem Maria em Fátima, a memória da Beata Imelda.
O seu culto foi aprovado pelo Papa Leão XII em 1826 e por vontade do Papa São Pio X foi proclamada padroeira e modelo das crianças que fazem a primeira comunhão. Durante muitos anos e para muitos dos nossos irmãos e irmãs mais velhos foi um exemplo, um testemunho que não passou despercebido, pois havia qualquer coisa que atraía na história e na figura da Beata Imelda.
Hoje quase não sabemos quem é, pela voragem dos tempos e das reformas desapareceu do nosso quotidiano e do nosso imaginário. Cabe aqui perguntar que exemplo e modelo se oferece hoje às crianças que fazem a primeira comunhão? O Francisco de Fátima em alguns lugares e grupos religiosos é apresentado como modelo; mas e nos nossos lugares dominicanos, nos nosso grupos, paróquias e colégios? Não teremos algo a oferecer, um exemplo e um modelo que pela paixão e pelo extraordinário do sucedido pode perfeitamente atrair as crianças que fazem a primeira comunhão?
Diz o povo que dá Deus nozes a quem não tem dentes, que não sejamos nós objecto deste refrão sabendo usar aquilo que é nosso e que a tradição nos legou. À luz das palavras do Evangelho saibamos nós tirar coisas e novas do nosso tesouro, do nosso património comum e dispô-las ao serviço do Reino de Jesus Cristo.

A beata Imelda nasceu em Bolonha nos inícios do século XIV e recebeu como nome de baptismo o nome de Madalena. Originária da nobre família Lambertini entrou para o mosteiro fundado por Diana de Andaló em Bolonha. Recebeu o hábito quando tinha onze anos, ou seja, quando era ainda uma criança que se devia dedicar mais à brincadeira que às duras penitências e mortificações a que passou a dedicar-se.
Esta idade vai ser para ela o maior obstáculo na prossecução da sua vida espiritual, e não por qualquer falta da sua parte, mas pela falta de confiança daqueles que estavam responsáveis por ela e pela sua vida espiritual na capacidade de receber a Sagrada Comunhão. Devido à sua tenra idade o confessor e capelão das monjas considerava que Imelda, nome que recebeu depois de tomar hábito, não estava apta a comungar, não tinha ainda noção da total dimensão do sacramento para o poder receber. O que diria hoje das nossas crianças…
Esta falta de confiança e exclusão do resto da comunidade que comungava provocou em Imelda um grande sofrimento, ao mesmo tempo que uma grande paixão e ardor pelo sacramento da Eucaristia. Assim, num dia em que toda a comunidade tinha comungado menos ela, terminada a celebração deixou-se ficar sozinha na igreja, confessando ao Senhor a sua dor e tristeza por não o ter recebido.
“Meu Jesus e meu Senhor, assim quereis que fique esta vossa humilde serva, ardendo e consumindo-se nas abrasadas chamas dos seus desejos? Eu como serva ferida e afectada anelo a fonte desse Diviníssimo Sacramento e com tanto maior tormento me vejo excluída, quando a ele me acho mais próxima. O meu amante coração se reduz a cinzas neste incêndio. Porque razão meu Deus quereis, que eu só entre as demais esposas seja excluída das vossas delicias? Acaso por ser pequena e menina? Não pode ser, porque vós dissestes aos Apóstolos que deixassem chegar a vós os pequenos e meninos.”
Com este fervor e ardente desejo orava Imelda quando saiu do sacrário uma hóstia com tal esplendor e glória que não só iluminava a igreja como todo o mosteiro. Ficou o Santíssimo exposto e suspenso no ar, rodeado de uma corte angélica e diante dos seus olhos.
Quando chegou a comunidade à igreja e deparou com tal fenómeno mandou chamar imediatamente o capelão que recolhendo a sagrada hóstia numa patena a deu a comer à jovem Imelda. Foi tal a alegria e o incêndio de amor, que cruzando os braços sobre o peito em acção de graças, entregou o seu espírito para arder de amor eternamente no coro dos serafins. Era o dia 12 de Maio de 1333, véspera e vigília da festa da Ascensão do Senhor.

1 comentário:

  1. lindo demais o que acoteceu com esta criança eu creio, por tudo isso que quando vou a santa missa nao vou na esptativa de ouvir uma bela homilia para mim o mais belo e receber jesus.

    ResponderEliminar