segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Virgem Maria serve os frades dominicanos

A Virgem Maria serve os frades pregadores

A espiritualidade cristã medieval é marcada por uma forte devoção filial à Virgem Maria, por vezes até exagerada. Assim, não estranha que quase todas as Ordens e Congregações religiosas vinculem a sua fundação a qualquer intervenção miraculosa da Virgem e haja muitos milagres que têm Maria como protagonista. Com os dominicanos também assim aconteceu, inserindo-se dessa forma a Ordem na grande corrente devocional mariana.
Na tradição primitiva dominicana podemos comprovar como a devoção era também filiar, absorvente e como em todas as outras Ordens, considerada como algo exclusivo e muito próprio. Como escreveu o Mestre da Ordem frei Humberto de Romans, os dominicanos amam e honram mais que ninguém a Virgem Maria e a Vigem Maria ama os dominicanos mais que quaisquer outros.
A obra de frei Gerard de Frachet, Vitae Fratrum Ordinis Praedicatorum, está cheia de histórias de milagres e visões marianas, de actos sobrenaturais que demonstram essa predilecção da Virgem Maria pela Ordem de Pregadores.
Apresentamos hoje um desses gestos extraordinários, e que a arte plasmou neste painel da igreja de São Paulo de Almada que podemos apreciar na fotografia anexa.

Estando frei Tiago a comer no refeitório do convento de Pisa, comeu uma vez tão pouco, que logo depois do almoço um dos irmãos se aproximou dele e lhe perguntou:
Frei Tiago como é que comestes tão pouco hoje, quase mesmo nada, tendo os frades tão boa comida?
Respondeu-lhe frei Tiago que nunca como naquele dia tinha comido tão bem, ao que o interlocutor retorquiu como era tal possível se o tinha visto comer tão pouco.
Explicou-lhe então frei Tiago:
Eu nunca comi tão bem como hoje porque nunca tive um servo como vocês tiveram hoje, pois vi claramente Nossa Senhora, a Virgem Maria, a servir os frades e a prepara-lhes todos os pratos. Fiquei tão confortado com isto que pela alegria do meu espírito, pouco ou nada pude comer
.
[1]
[1] FRACHET, Gerard de – As Vidas dos Irmãos. Fátima, Edição do Secretariado Provincial Dominicanos, 1990, 41.

Sem comentários:

Enviar um comentário