domingo, 3 de maio de 2009

ORAÇÃO DE SANTA CATARINA DE SENA À VIRGEM MARIA


ORAÇÃO DE SANTA CATARINA À VIRGEM MARIA

Prosseguimos o nosso mês mariano e dominicano com a apresentação de uma oração de Santa Catarina de Sena à Virgem Maria. Mais concretamente são os primeiros parágrafos de uma longa oração mariana e uma das mais belas do conjunto de orações de Santa Catarina.
É uma oração que foi composta na festa da Anunciação, a 25 de Março de 1379, dia em que Catarina cumpria o seu trigésimo segundo aniversário. Foi composta em Roma e certamente tem alguma influência na sua composição o facto de Catarina viver por esta data perto da igreja dominicana de Santa Maria Supra Minerva, cuja invocação é a da Anunciação.

Oh Maria, Maria templo da Trindade! Oh Maria, portadora do fogo! Maria que ofereces misericórdia, que germinas o fruto, que redimes o género humano, porque sofrendo a carne que é tua no Verbo, foi novamente redimido o mundo.
Oh Maria, terra fértil! És a nova planta de que recebemos a fragrante flor do Verbo, Unigénito Filho de Deus, pois em ti, terra fértil, foi semeado esse Verbo. És a terra e és a planta. Oh Maria, carro de fogo! Tu levaste o fogo escondido e velado debaixo do pó da tua humanidade.
Oh Maria, vaso de humildade no qual está e arde a luz do verdadeiro conhecimento com que te elevastes sobre ti mesma. Por isso agradastes ao Pai eterno e te chamou e te levou até si, amando-te com amor singular. Com a luz e o fogo da tua caridade, e com o unguento da tua humildade atraístes e inclinastes a Divindade para que viesse a ti, embora antes tivesse sido impelido a vir até nós pelo ardentíssimo fogo da sua inestimável caridade
.”[1]

[1] Cf. OBRAS DE SANTA CATALINA DE SIENA, Edição preparada por José Salvador y Conde. Madrid, BAC, 2007, 475.

Sem comentários:

Enviar um comentário