sábado, 2 de maio de 2009

CRONOLOGIA DA VIDA DE SÃO DOMINGOS


CRONOLOGIA DA VIDA DE SÃO DOMINGOS
Para conhecermos a vida de alguma figura histórica temos que à partida estabelecer os marcos temporais que limitaram essa mesma vida. Temos que estabelecer o momento do seu nascimento e da sua morte. Depois, entre estes dois limites, é necessário encontrar aqueles marcos que referenciam as suas acções, os seus gestos, os seus pensamentos.
Para São Domingos essa tarefa está em alguns momentos facilitada pelos documentos escritos que existem e que o referem e referem as acções que realizava. Em outros momentos temos que jogar com o contexto, com uma certa elaboração hipotética temporal, para encontrar esses mesmos marcos temporais.
É o que acontece com a data do seu nascimento, pois nos finais do século XII não era habitual registar a data de nascimento, tal acontecia apenas, e nem sempre, com as pessoas cujo nascimento tinha já um grande peso político, como eram os príncipes e reis.
Assim, ao identificarmos uma data, um ano, para o nascimento de São Domingos, temos que ter presente o resto da sua vida e aceitar que a data pode variar em função dos critérios que se tomem.
A mim particularmente seduz-me a hipótese do ano de 1170, como data possível para o nascimento de São Domingos. E ainda que não tenha nenhum critério objectivo para a defender, dá-me um certo gozo pensar que quando São Domingos deixou a sua querida Castela pela primeira vez em 1203, para acompanhar o seu bispo numa missão diplomática, tinha trinta e três anos, a idade de Jesus Cristo. Outras hipóteses são possíveis, mas eu aceito esta como ponto de partida para uma cronologia.
CRONOLOGIA
1170
– Nascimento de São Domingos de Guzman em Caleruega, Espanha.
1196 – Grandes fomes na Europa. São Domingos está a estudar em Palência e vende os livros para socorrer alguns pobres.
1199 – São Domingos está já em Osma onde assina um documento como sacristão do Cabido da catedral.
1201 – São Domingos assina outro documento como Subprior do Cabido da catedral.
1203 – São Domingos deixa Osma para acompanhar o seu bispo Diego de Acebes numa missão diplomática ao norte da Europa.
1204 – São Domingos parte para o norte da Europa na segunda missão diplomática de que o seu bispo é encarregue.
1205 – Passagem por Roma no regresso da viagem.
1206 – Encontro de São Domingos e do bispo Diego de Acebes com os legados pontifícios em Montpellier.
1206 – Quase no final do ano Domingos funda o mosteiro de Prouille, base de apoio para a pregação junto dos cátaros na região.
1208-1214 – Quase só, Domingos dedica-se à pregação itinerante apostólica.
1215 – Trasladação para Toulouse e funda a comunidade de pregação. Aprovação da fundação e dos propósitos pelo bispo Fulco de Toulouse.
1216 – Estadias em Roma para o Concilio de Latrão e para a aprovação da Ordem, que acontece a 22 de Dezembro de 1216.
1217 – No dia da Assunção Domingos dispersa o grupo dos irmãos, enviando-os a fundar conventos por toda a Europa e a frequentar as universidades existentes.
1218 – Domingos está de volta a Espanha, sua terra natal, mas para se despedir dela, pois não voltará mais.
1219 – São Domingos passa por Paris, Milão e fixa-se em Bolonha.
1220 – Domingos reúne-se em Bolonha com os irmãos para delinear o futuro e a organização da Ordem. É o primeiro Capítulo Geral, celebrado em Maio e com irmãos vindos de vários conventos.
1221 – Depois de várias viagens São Domingos volta a encontrar-se em Bolonha para o segundo Capítulo Geral, para a reunião que definirá a organização da Ordem em Províncias e que enviará irmãos para a Escandinávia, para a Polónia e Hungria, para a Inglaterra e para a Palestina.
1221 – 6 de Agosto, São Domingos morre em Bolonha.
1234 – Gregório IX canoniza Domingos de Guzman, o irmão Domingos, como São Domingos, Pai dos Frades Pregadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário