terça-feira, 19 de maio de 2009

Devoção das Quinze Terças-Feiras

3ª TERÇA-FEIRA – TERCEIRO GOZO – POSSE DE DEUS
Saudação
Deus vos salve honra da Igreja, Domingos piedosíssimo. Deus vos salve protector de todos os que a vós recorrem. Deus vos salve, celeste habitante, socorrei-me com vossos rogos.
Meditação
Consideremos como o nosso Pai São Domingos, conhecendo e amando a Deus, possui o Sumo Bem por uma eternidade, sem temor de perdê-lo mais. Esta posse segura é um gozo inestimável e tranquilíssimo. Onde o bem que se ama se pode perder, o amor está cheio de sustos, mas o nosso Patriarca possui a sua felicidade com os seguros de lhe durar quanto o Sumo Bem é para sempre.
Solilóquio
Aprende ó alma, que não acaba mais quem deveras começa a amar e a servir a Deus, e pouco aproveita o começar se não se perseverar. Deus é eterno e imutável, e tem preparado à tua alma uma eternidade de glória; mas não lhe agrada que tu o ames e logo o deixes, nem leva a bem que sejas distraída e tépida no teu serviço, mas quer que tu sejas constante e imutável para o possuíres sem mais perdê-lo.
Súplica
Dulcíssimo Senhor, que eu vos busque a vós e que eu não me aparte mais de vós. Uma e outra coisa são dom vosso. Eu por mim sou instável e tenho o coração mais inconstante que uma volúvel roda, se eu não me firmo em vós volto aos pecados. Compungi-me Jesus meu, perdoai-me, dai-me a constância da vossa graça, e não suceda mais que eu caia; e pelos merecimentos do nosso Pai São Domingos concedei-me que eu seja sempre fervoroso e constante. Amen.

Pai-Nosso, Dez Avé Marias, Glória ao Pai, Salvé Rainha e o Responsório de São Domingos como na primeira Terça-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário