sexta-feira, 8 de maio de 2009

FESTA DO PATROCÍNIO DA VIRGEM MARIA À ORDEM DE PREGADORES

PATROCÍNIO DA VIRGEM MARIA

Antes da Reforma litúrgica, proporcionada pelo Concílio Vaticano II, o calendário litúrgico da Ordem Dominicana tinha incorporado e assumido numerosas festas e invocações Marianas que se celebravam na totalidade da Igreja.
As únicas festas que a Ordem tinha como próprias eram a Festa da Virgem do Rosário, celebrada no primeiro domingo de Outubro, e a Festa do Patrocínio da Virgem Maria para com a Ordem de Pregadores.
A tradição reporta esta festa ao tempo de São Domingos, mas a verdade é que, ainda que haja uma tradição e uma liturgia marcadamente Marianas desde o princípio da Ordem, esta festa só foi incorporada na liturgia da Ordem em 1725.
Nessa altura a festa foi assignada ao dia 22 de Dezembro, data da Bula de aprovação da Ordem dada a São Domingos pelo Papa. Hoje, depois da reforma litúrgica, celebra-se a 8 de Maio.
Esta festa tem por objectivo comemorar a protecção especial da Ordem Dominicana, que foi outorgada à Virgem Maria pelo próprio Jesus Cristo, segundo uma visão que São Domingos teve.
Relato da Visão
Retirou-se Domingos para a igreja e pondo-se a orar foi arrebatado por êxtase à presença divina a cujo lado estava a Imperatriz do Céu vestida de um manto azul.
Viu também assistentes para muitos fundadores das religiões, acompanhados de grande número dos seus filhos, e notando que se não achava em tão venturoso consistório algum dominicano, estremeceu-se-lhe a alma e com copiosas lágrimas e suspiros testificou este sentimento: “Como assim poderoso Senhor? Religiosos de todas as Ordens na vossa presença e nenhum dos meus filhos?”.
Compadeceu-se a Suprema majestade e lhe respondeu: “Domingos não te aflijas. Eu tenho entregue à minha Mãe o teu instituto, recorre a ela.
Então descobriu a Senhora o riquíssimo manto, tão dilatado que se estendia por todo o Império e recolhia na sua sombra um número inumerável de santos e santas da nossa religião.
Esta vista lhe trocou os pesares em contentamentos e o fez admirar a Soberana protecção, que o Redentor e sua Mãe mostravam dos seus futuros filhos, o amor que eles deviam ter a esta Senhora e a confiança com que nas suas aflições deviam recorrer a ela.[1]
Perante este tão grande patrocínio e protecção não podemos deixar de recorrer à Virgem Maria, nem deixar de a louvar por tudo o que nos tem concedido.
Oração
Ó Deus, que sob o Patrocínio especial da Bem-Aventurada Virgem Maria, quisestes que fosse instituído para a salvação das almas a Ordem de Pregadores, e que fosse cumulada dos seus perpétuos benefícios, concedei-nos que celebrando hoje a sua memória, com o socorro da sua protecção, cheguemos à glória celeste. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.


[1] LIMA, Frei Manuel de – Agiológio Dominico, Tomo III. Lisboa, Oficina de António Pedrozo Galram, 1710, 306-307.

2 comentários:

  1. As leituras destes textos tão belos têm estimulado a minha leitura e reflexão diária.
    Agradeço.

    ResponderEliminar