quarta-feira, 6 de maio de 2009

ICONOGRAFIA SÃO VICENTE FERRER

SÃO VICENTE FERRER

São Vicente Ferrer nasceu em Valência, Espanha, em 1350. Depois de uma meninice à sombra do convento dominicano da cidade professou na Ordem de São Domingos em 1367, com dezassete anos de idade.
Distinguiu-se como grande pregador e é por essa sua faceta e missão que a iconografia o identifica. Entre os elementos iconográficos que o identificam destacam-se aqueles que se prendem com o milagre da pregação ocorrido em Salamanca, como são as asas do anjo, o livro do Apocalipse e a frase Timete Deum et date illi honorem, quia venit hora iudicis eius (Ap 14,7) proferida pelo anjo e ao qual se associa a trombeta.
É desta forma que nos relata o milagre Frei Manuel de Lima, no Agiológio Dominicano:

“Teve notícia de que em Salamanca alguns ouvintes murmuravam dos seus sermões; ao outro dia sobe ao púlpito e ponderando que São João no seu Apocalipse vira um anjo, que pregava as vizinhanças do dia do Juízo, continua dizendo: Eu sou este Anjo do Apocalipse, eu sou o mesmo anjo que em figura se representou a São João.
Alvoroçou-se o auditório, os censuradores desembuçaram o seu desagrado, e São Vicente depois de uma breve pausa, torna a dizer: Sossegai, sossegai os escândalos. Agora acaba de expirar uma mulher à porta de São Pólo, venha aqui esse cadáver e ouçamos o seu testemunho.
Veio o cadáver, apresentou-se e descobriu-se diante do púlpito e perguntou-lhe o Santo: Mulher sou eu o Anjo do Apocalipse que publica a hora do Juízo universal?
Sim
, diz a mulher, tu és esse Anjo, tu o que foi representado naquela visão.
Torna a perguntar-lhe São Vicente: Queres ficar com vida, ou queres ir para a sepultura?
Quero viver, respondeu a mulher. Pois vive, disse o Santo e viveu largos anos, perene testemunha de tão multiplicados prodígios.”[1]
[1] LIMA, Frei Manuel de – Agiológio Dominico, Tomo II. Lisboa, Officina de António Pedrozo Galrram, 1710, 32.

Sem comentários:

Enviar um comentário