terça-feira, 26 de maio de 2009

Devoção das Quinze Terças-Feiras

4ª TERÇA-FEIRA – QUARTO GOZO – VIDA E PAZ
Saudação
Deus vos salve honra da Igreja, Domingos piedosíssimo. Deus vos salve protector de todos os que a vós recorrem. Deus vos salve, celeste habitante, socorrei-me com vossos rogos.
Meditação
Considera como o Paraíso com um rio de paz consola e alegra a alma de nosso Pai São Domingos, porque possui uma vida de eternidade felicíssima, vida beata, imortal, segura, tranquila, casta, pura; vida santa que não experimenta tristezas, nem dores, nem morte; vida santa sem manchas, sem ânsias, sem perturbação, onde não há lisonjas da carne nem enganos, onde não há inimigo que o combata nem inferno que o atemorize, e onde logra gozos infinitos.
Solilóquio
Atende ó alma se queres paz e alegria, é necessário que te voltes para Deus que é a fonte da verdadeira paz. Essa tua vida é caduca, frágil, incerta, cansada, impura, e cheia de misérias e pecados, e quanto mais a amas tanto mais te atormenta. O espírito da paz é dom do Céu; se és toda terrena, dada aos prazeres dos sentidos, como podes querer possuir a paz?
Súplica
Altíssimo Senhor, eu busco sempre a paz, e não a acho, porque sempre temo o que mereço por minhas culpas. A minha consciência me remorde, os segredos do meu coração me repreendem, e se o amor me ministra pensamentos de salvação logo o temor me ocupa o coração. Ai que dos meus pecados vem tanto susto! Consolai-me ó Jesus, e vós ó Santíssimo Patriarca alcançai-me que a minha alma goze uma paz de santa confiança. Ámen.

Pai-Nosso, Dez Avé Marias, Glória ao Pai, Salvé Rainha e o Responsório de São Domingos como na primeira Terça-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário