segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dominicanos para a Congregação da Índia Oriental

A 27 de Março de 1704 tomaram no Convento de São Domingos de Lisboa o hábito de frades de coro e de pupilos para a Congregação da Índia Oriental um conjunto de irmãos que, ainda que em número diminuto, mostram a dimensão missionária da Província Portuguesa dos dominicanos. São mais uns nomes dominicanos a acrescentar ao repertório das missões na Índia, Timor e demais partes do Oriente e ao conjunto dos dominicanos do século XVIII.
O assento das suas tomadas de hábito ocupa a parte inferior da folha do Livro de Profissões, cuja imagem se encontra aqui ao lado.

 
Tomadas de Hábito de frades do Coro e Pupilos
Em 27 de Março de 1704 tomaram o hábito para as partes da Índia Oriental, missão que mandou o nosso Muito Reverendo Padre Provincial o Padre Mestre frei João Baptista Marinis por frades do Coro, o irmão frei João de Santo António, o irmão frei Isidoro da Encarnação, o irmão frei Manuel da Encarnação, o irmão frei Manuel do Rosário, o irmão frei Manuel das Chagas, e o irmão frei Ambrósio de Nossa Senhora. No mesmo dia e hora tomaram o hábito de Pupilos para a mesma parte o irmão frei José de São Domingos e o irmão frei Inácio de São Tomás, aos quais assim irmãos como pupilos lhes declarou o Prelado que lhes lançou o hábito os tomavam por filhos da Congregação da Índia.”

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por esta partilha que nos revela como noutros momentos tem acontecido a dimensão universal da Ordem de S. Domingos. Hoje, para a Índia Oriental. Passo a passo, vamos conhecendo diversas facetas dos Dominicanos. Fica-nos a curiosidade por aprofundar estas informações que com tanto empenho nos vem transmitindo. Bem haja.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar