sábado, 13 de novembro de 2010

Frei Pedro de Santo Alberto

Prosseguimos a apresentação de frades dominicanos do século XVIII. Hoje apresentamos frei Pedro de Santo Alberto, um frade converso que tomou o hábito religioso no Convento de São Domingos de Benfica, fez o seu noviciado no Convento de São Domingos de Lisboa, e aí também professou nas mãos do Subprior frei Matias de Sequeira aos 23 de Maio de 1706.
Frei Pedro de Santo Alberto chamava-se no século, civilmente, Pedro de Oliveira, era filho de António João e de Maria da Assunção, sua mulher, e natural da cidade de Lisboa.

1703.Abril.25
Tomada de hábito de irmão Converso em Benfica
Aos 25 de Abril de 1703 pelas quatro horas da tarde tomou o hábito de converso no Convento de Benfica o Irmão frei Pedro de Santo Alberto filho de António João e de sua mulher Maria da Assunção desta cidade de Lisboa, que no século se chamava Pedro de Oliveira e tomou o dito hábito das mãos do Padre Prior de Benfica frei João de Santa Rosa, em fé de que assinei aqui dia, mês, ano, ut supra.
Frei Manuel de Jesus, Mestre de Noviços

1704.Abril.26
Início do ano de noviciado
O Irmão frei Pedro de Santo Alberto começou o seu ano de Noviciado em vinte e seis do mês de Abril de mil setecentos e quatro das três para as quatro horas da tarde. Em fé de que fiz este assento.
Frei Alberto de São Tomás, Mestre de Noviços

1706.Maio.23
Profissão religiosa
Aos 23 do mês de Maio de 1706 das oito para as nove horas do dia professou por filho do Convento de Benfica o irmão frei Pedro de Santo Alberto por frade converso, sendo Provincial desta Província o Muito Reverendo Padre Presentado frei Manuel de Sena, e Prior deste convento o Muito Reverendo Padre Presentado frei Rodrigo de Lancastre, e Mestre de noviços o Padre frei Alberto de São Tomás; ao qual irmão foi dito que pela profissão se obrigava a estreita obediência de nossas Sagradas Constituições e Regra, e que se em algum tempo se achasse que ele tinha alguma coisa que encontrasse a disposição que nossas Sagradas Constituições ordenam, ficaria a profissão nula, o que tudo ratificou, pelo assim o declarar o Padre frei Matias de Sequeira, Subprior deste convento em cujas mãos professou, em fé do que fiz este assento, dia, mês, ano, ut supra.
Frei Rodrigo de Lancastre, Prior
Frei Alberto de São Tomás, Mestre de Noviços
Frei Pedro de Santo Alberto

2 comentários:

  1. Boa noite Frei José Carlos,
    Tenho seguido com interesse a apresentação de frades dominicanos do século XVIII, dando-nos a oportunidade de conhecer melhor a vossa história, ao mesmo tempo que me regozijo de adivinhar o prazer que deve sentir ao embrenhar-se nesta investigação.
    Que o Espírito Santo o ilumine na prossecução desta tarefa.
    Tenha uma santa noite,
    GVA

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Como tenho dito noutros comentários é sempre com interesse que leio a informação histórica e/ou outra sobre frades dominicanos. Hoje faz-nos a apresentação de Frei Pedro de Santo Alberto.
    Obrigada pela continuação do levantamento do fundo documental e pela sua divulgação. Bem haja.
    Votos de um bom descanso.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar