sábado, 6 de novembro de 2010

Frei Bernardo de Noronha

Continuamos a apresentação de religiosos dominicanos que professaram no Convento de São Domingos de Lisboa no século XVIII.
Hoje trazemos os assentos da tomada de hábito de pupilo e da profissão religiosa de frei Bernardo de Noronha, filho do 4º Conde dos Arcos, D. Marcos de Noronha, descendente por varonia da Casa Real de Castela, Gentil-homem da Câmara do Infante D. Francisco, e de D. Maria Josefa de Távora, primeira filha do Marquês de Távora.
Do matrimónio celebrado aos 17 de Junho de 1671 nasceram para além de frei Bernardo de Noronha que foi o sexto filho, D. Tomás de Noronha, que herdou o título e foi o quinto Conde dos Arcos; D. Luís de Noronha que foi Cónego da Patriarcal de Lisboa; D. Afonso de Noronha que destinado à vida eclesiástica a abandonou para se casar com Maria Joana Vicência da Silveira, sua sobrinha; D. Rodrigo de Noronha que igualmente destinado à vida eclesiástica também a abandonou para se casar com Rita Josefa da Costa Freire, descendente da Casa de Pancas; D. Lourenço de Noronha que passou a servir à Índia e onde se casou com Joana de Melo de Mendonça, filha do governador Cristóvão de Melo; frei Francisco de Noronha e frei José de Noronha que foram religiosos Eremitas de Santo Agostinho; frei Leão de Noronha e frei António de Noronha que foram Cónegos Regrantes de Santo Agostinho; D. Inácia de Noronha, Condessa de Sarzedas; D. Madalena de Noronha que casou com o seu tio Tomé de Sousa, Conde de Redondo; D. Isabel de Noronha, Condessa de São Vicente; D. Luísa de Noronha, Condessa do Prado; e Arcângela Noronha que faleceu ainda menina.
Pelo Assento de Profissão podemos ver que a mesma foi feita nas mãos do Provincial o Padre Mestre frei Manuel da Encarnação e no priorado de frei Veríssimo de Lima, que mais tarde virá a ser também Provincial.
Em Janeiro de 1778 é entregue pelo síndico do Convento de São Domingos de Lisboa para as obras da reconstrução da igreja, destruída no terramoto de 1755, o valor da venda de uns Breviários pertencentes ao espólio de frei Bernardo de Noronha, o que significa que provavelmente faleceu no ano de 1777.

1705.Março.7
Tomada de hábito como pupilo
Em sete de Março dia de São Tomás na era de 1705 tomou o hábito de pupilo o irmão frei Bernardo de Noronha, filho legitimo do Senhor Conde de Arcos, em fé do que me assinei aqui dia, mês, ano ut supra.
Frei Alberto de São Tomás, Mestre de Noviços

1711.Abril.12
Profissão de frei Bernardo de Noronha
Aos doze de Abril de mil e setecentos e onze anos às quatro horas da tarde professou neste convento e por filho dele o irmão frei Bernardo de Noronha, filho legítimo do Senhor Conde de Arcos, sendo Provincial desta Província o Muito Reverendo Padre Mestre frei Manuel da Encarnação, e Prior deste Convento o Muito Reverendo Padre Presentado frei Veríssimo de Lima e sendo-lhe feitos os protestos costumados por todos ratificou, assinando-se aqui – dia, mês, e ano ut supra: e declaro que professou nas mãos do Muito Reverendo Padre Mestre Provincial frei Manuel da Encarnação.
Fr. Emanuel ab Incarnatione, Prior Provincial
Frei Bernardo de Noronha

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    É sempre com interesse que leio a apresentação de religiosos dominicanos. Hoje fala-nos de Frei Bernardo de Noronha, e para além dos Assentos, a informação histórica e sociológica que nos transmite sobre a filiação deste irmão, é muito interessante, sob diferentes perspectivas.
    Obrigada pela partilha do resultado destes estudos. Bem haja.
    Desejo ao Frei José Carlos um Santo Domingo.
    Um abraço fraterno
    MJS

    ResponderEliminar