sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Carta do Mestre da Ordem Manuel Suarez aos Dominicanos Portugueses

Prosseguindo a divulgação do espólio documental do período da restauração da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores apresentamos a carta que o Mestre da Ordem frei Manuel Suarez dirigiu aos Padres e Irmãos aquando da sua visita a Portugal em Julho de 1948.
É o resultado das diligências levadas a cabo pelo Mestre da Ordem após uma primeira visita, efectuada em Janeiro desse mesmo ano para conhecer a realidade dominicana portuguesa, e da visita à Província do Canadá realizada na primavera desse mesmo ano de 1948, e na qual obteve a ajuda necessária e desejada.
O grande interesse do Mestre da Ordem Manuel Suarez pela obra da restauração levá-lo-á a deslocar-se ainda uma terceira vez a Lisboa nesse mesmo ano de 1948, em Outubro, certamente para aferir das primeiras impressões dos Dominicanos canadianos entretanto chegados a Lisboa e instalados naquela que ficaria conhecida como a Casa de Santa Filomena.

Carta Circular aos Dilectos Padres e Irmãos Dominicanos da Vicararia Portuguesa

Desde o primeiro momento que tomámos sobre Nós o governo da Ordem, lançámos os nossos olhos sobre vós, desejando fazer ressurgir as antigas tradições da Ordem, tão gloriosas nesta vossa Nação.
Maus tempos fizeram que a Nossa Ordem quase se chegasse a extinguir entre vós. No entanto nada deixastes de intentar para lançar os sólidos fundamentos da vossa restauração.
Contudo, para que esta restauração se realize com maior rapidez, julgamos conveniente, como aliás também vós o julgastes, ajudar-vos com Padres de outras Províncias. De facto a Nossa Ordem constitui um corpo orgânico, a ponto de os diversos membros se prestarem mútuo auxílio.
Em primeiro lugar, nomeamos o Reverendíssimo P. Mestre e Ex Provincial, Fr. Pio M. Gaudrault para Nosso Vigário junto de vós. Se considerardes as qualidades deste vosso vigário, podereis também considerar a importância que damos a esta vossa completa restauração. Com efeito, o Reverendíssimo P. Gaudrault foi um professor emérito de Teologia no Estudo Geral da Província do Canadá, sendo laureado, segundo as normas das nossas Constituições, com o título de Mestre em Sagrada Teologia. Depôs foi Provincial da mesma ilustre Província do Canadá, durante oito anos, quando corriam os tempos mais difíceis tendo exercido ao mesmo tempo o cargo de Nosso Vigário junto da mesma Província. E, não obstante, as dificuldades dos tempos, quantas coisas fez para bem daquela Província! É efectivamente um dos Padres mais prestimosos daquela Nação.
Por isso, é para ter muito em conta o sacrifício deste Padre, que, tendo deixado a própria Pátria vos veio ajudar; o sacrifício daquela Província, que o conta entre os seus principais membros; e também o sacrifício da Ordem que o poderia escolher para cargos de maior responsabilidade.
É ainda a mesma Província do Canadá que vos enviará mais outros dois Padres, um dos quais, Doutor em Direito Canónico pelo “Angélicum”, foi Mestre de noviços, e conta-se entre os Padres graves daquela Província.
Por isso, Padre e Irmãos caríssimos, deveis ficar muitíssimo gratos para com essa ilustre e amada Província do Canadá.
Para que mais rapidamente possais conseguir maiores progressos, até a própria restauração da vossa Província, cada um de vós, na esfera da sua influência, deve dedicar a máxima atenção ao recrutamento das vocações dominicanas. Primeiramente atraindo com suavidade os rapazes que conheceis dotados das devidas qualidades. Depois, procurando que esses jovens sejam cuidadosamente formados na vida religiosa dominicana.
De resto, dilectíssimos Padres e Irmãos, trabalhai com perseverança nos diversos ministérios que a obediência vos designar.
Comunicamos-vos a Bênção Apostólica do Santíssimo Padre, Sua Santidade Pio XII, dada muito cordialmente para vós, na audiência privada que nos foi concedida no dia 1 deste mês.
A ela juntamos gostosamente a bênção do Nosso Pai São Domingos.
Dada em Lisboa, no dia 7 de Julho de 1948.
Fr. Manuel Suarez, OP
Mag. Gen.



1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Foi com interesse e satisfação que li a divulgação da carta que o Mestre da Ordem Manuel Suarez dirigiu aos Dominicanos Portugueses. É um bom testemunho do apoio dos Dominicanos Canadianos, no qual salienta o papel de Frei Gaudrault, os quais não regatearam esforços para que a Província Portuguesa ressurgisse como no passado e em curto espaço de tempo. Todo o empenho se consubstancia na frase que Frei Manuel Suarez escreve ...”De facto a Nossa Ordem constitui um corpo orgânico, a ponto de os diversos membros se prestarem mútuo auxílio.” Que bela e importante frase, quando a mesma se traduz em acção.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha. Bem-haja.
    Votos de um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar