segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Padre Émile-Alphonse Langlais, Mestre de Mestres em Lisboa

Era nosso desejo dar uma informação mais detalhada sobre este dominicano, uma vez que por duas vezes passou por Portugal no ano de 1949, primeiro em Março e posteriormente em Julho, e depois porque foi Mestre da Escola de Mestres de Noviços e Estudantes que a Ordem teve no Convento de Santa Sabina em Roma.
Contudo, depois de umas quantas tentativas frustradas, quer em dicionários e enciclopédias quer no ciberespaço, pouco mais ficámos a saber do que já sabíamos, ou seja, que à data da sua passagem por Lisboa era o primeiro responsável da Escola dos Mestres, que tinha sido Prior Provincial do Canadá e que escreveu um livro dirigido aos Padres Mestres editado em Paris em 1959. Que por qualquer desígnio divino me foi oferecido o outro dia por um amigo na sua edição primitiva.
As suas passagens por Lisboa ficam a dever-se à relação com o Padre Gaudrault, uma relação pessoal muito intensa, pois foi nas suas mãos que o padre Gaudrault fez a primeira profissão a 1 de Fevereiro de 1915, quando por razões de saúde tinha vários superiores contra essa mesma profissão religiosa.
Podemos imaginar e aceitar que estas passagens por Lisboa serviram também para dar alguma informação e formação sobre os requisitos necessários para a selecção de uma casa para noviciado e sobre aquele que deveria assumir a função formativa dos primeiros noviços. Contudo, e por agora, nenhuma documentação pode confirmar esta suposição e possibilidade.
O Padre Langlais nasceu em 1872 e faleceu em 1962, com noventas anos e no mesmo ano em que era restaurada a Província de Portugal. Alguma coisa certamente se lhe deve neste processo, e por isso aqui o recordamos.

O Padre Emile Alphonse Langlais com os Alunos do Curso de Padres Mestres de 1948-1949. Sentado encontra-se o Padre Langlais. De pé e a partir da esquerda para a direita: Bernard Farrely, da Argentina; Salvator Sanchez, da Colômbia; Edouard Marcotte, do Canadá; John Couwell, Santo Alberto dos EUA; Henri Dominique Laxague, da Congregação do Ensino, França; Pierre Ferrech, de Lyon, França; Antoine Haybrecht, da Bélgica; Salvator Buonocuore, de Roma.

O Padre Emile Alphonse Langlais no aeroporto de Lisboa.
A partir da esquerda: Padre Adriano Teixeira, o Padre Langlais, e o Padre Gaudrault.

O Padre Emile Alphonse Langlais no Colégio Clenardo.
Sentados: O Padre Langlais, o Padre Gaudrault com um aluno do Colégio diante de si e o Padre Sylvain.
De Pé: Frei Agostinho da Fonseca, frei António Mendes de Oliveira, Padre João de Oliveira, Padre Adriano Teixeira, Padre Domingos Nunes Martins, Frei Manuel Gonçalves, Padre Alberto Vieira.

Audiência do Papa Pio XII à Escola de Padres Mestres em 2 de Março de 1952, dia de aniversário de nascimento e elevação ao Trono Papal de Pio XII.
Da esquerda para a direita: Eugéne Cachia, Província de Malta; Benoit Breton, Província do Canadá; Michel Perbis, Província de Lyon, Jercutrus? Metherway, Província da Inglaterra; Emile Alphonse Langlais, Director da Escola; Pio XII; Arthur Alonso, Província de Espanha, Benoit Duroux, Província da Suíça; Robert Haro, Província de Quito; Isaac Liquete?, Província das Filipinas.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Leio o texto sobre o Padre Émile-Alphonse Langlais que partilha connosco, observo as fotografias (descobro o aluno com um gato ...) e algumas partes do texto fazem-me reflectir. Obrigada pelos esforços feitos para dar-nos uma informação mais detalhada sobre este dominicano. Certamente é, como diz, mais um dominicano a quem devemos estar gratos (as) pela restauração da Ordem dos Dominicanos, em Portugal. Bem-haja.
    Votos de um Santo Dia de Todos os Santos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar