segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A vida social da Casa de Santa Filomena

As condições de habitabilidade e o espaço desafogado da Casa de Santa Filomena, à Rua D. João V em Lisboa, permitiram que imediatamente após a instalação dos padres canadianos se transformasse num ponto obrigatório de passagem, visita ou estadia.
É por esta razão que ao longo do seu único ano de existência encontramos diversos registos de passagens ou estadias na Casa, quer no livro de visitas, quer nas fotografias que em alguns momentos foram tiradas para recordação e memória.
Antes de mais, e como seria de esperar numa comunidade proveniente do Canadá, a grande maioria dos hóspedes e visitas são de origem canadiana, a maior parte membros da Igreja, mas não só.
Passaram por ali os bispos e arcebispos, Marie-Joseph Lemieux, Bispo de Gravelbourg, Reginald Duprat, Bispo de Prince-Albert, ambos dominicanos, Michael Cornelius O’Neill, Arcebispo de Regina, Philip Francis Pocock, Bispo de Saskatoon, Rosário Brodeur, Bispo de Alexandria, Alexandre Vachon, Arcebispo de Ottawa, e Joseph-Eugéne Limoges, Bispo de Mont-Laurier.
Passaram também os padres Roland Boyle e Lebel, jesuítas, o padre Brault de Sherbrook, o padre Pairier pároco de Cornwall, o padre Kempt de Ottawa, o padre Gareau assistente da JOC canadiana, o padre Adrien Pauliot Deão da Faculdade de Ciências da Universidade Laval, o padre Jean-Marie Beaumier de Trois-Rivieres, o padre Gagnou de Sherbrook, o padre Mooney de Montreal e o padre Bélanger de Ottawa, os padres Gerin e Quellette de Pont-Vian, os padres Petit e Beaudet do Seminário de Quebec, Olivier Manseault Reitor da Universidade de Montreal, e do Seminário de Quebec os padres René Garneau e Jean-Marie Fortier, e os seminaristas Bernard Marissette e Vachou.
Certamente numa mais que visita protocolar, jantaram com os padres dominicanos o Cônsul do Canadá em Lisboa, Lester Glass e a sua esposa, e o Vice-Cônsul Paul Campeau. Mas não foram as únicas autoridades civis, porque também Maurice Sauné e Henriette Becurque, advogados, e o juiz do Supremo Tribunal do Canadá Thibaudeau Rinfret, ali passaram, bem como Isabelle Hull e Madeleine Aharaud.
Ao numeroso grupo de visitas canadianas seguem-se-lhes os irmãos dominicanos de outras Províncias que passam por Lisboa, bem como alguns irmãos portugueses. Assim, passaram pela Casa de Santa Filomena o Padre Dominique Rambaud, de Lyon, o Padre Jean Courtois, de Paris, o Padre Langlais, Director da Escola de Padres Mestres em Roma, e que passou em dois momentos diferentes.
Do conjunto dos dominicanos portugueses passaram pela casa da Rua D. João V o Padre Tomás Videira, o Padre Francisco Rendeiro e o Padre Adriano Teixeira logo em Janeiro de 1949. No mês seguinte cabe ao Padre Gil Alferes passar por ali e em Março ao Padre Estêvão da Fonseca Faria. A comunidade do Colégio Clenardo, João de Oliveira, Alberto Vieira, Domingos Nunes e o irmão Agostinho passou por ali pelo menos no dia em que os professores do colégio se reuniram com os dominicanos canadianos. Os dominicanos irlandeses do Corpo Santo também não deixaram de marcar a sua presença
Por fim temos alguns outros sacerdotes estrangeiros que certamente teriam alguma relação de amizade ou conhecimento com os padres ali instalados, como são os padres Jacques Rousseau e Adrien Leluc, o padre Labelle da Fraternidade Sacerdotal, todos de Paris, e o padre Bauthal de Limestone USA.
Neste conjunto de visitas não podemos esquecer a visita dos Bispos Auxiliares de Lisboa, D. Manuel Trindade Salgueiro, Arcebispo de Mitilene e Irmão da Terceira Ordem Dominicana, e D. Manuel dos Santos Rocha, Bispo titular de Priene, os únicos membros da hierarquia da Igreja portuguesa a visitarem os padres dominicanos, nem esquecer os professores do Colégio Clenardo que passaram juntamente com os padres e irmãos que trabalhavam no colégio para pelo menos uma reunião de trabalho.
Contudo, e do conjunto de todas as visitas, a mais significativa foi certamente a do Mestre da Ordem, Manuel Suarez, que acompanhado do Padre Aguilar se encontrou com os dominicanos no final de Outubro de 1948, ou seja ainda antes de terminar o primeiro mês de instalação na Casa de Santa Filomena. Era certamente o aferir dos passos a dar, das diligências encetadas.
Os dominicanos estiveram apenas um ano na Rua D. João V e sabemos que desde o primeiro momento a grande preocupação do Vigário Geral Padre Gaudrault e todo o seu trabalho nesse ano se prendeu com a fundação do convento para a abertura do noviciado. Estas visitas foram um contrabalanço a essa preocupação, um desbravar de terreno no sentido da ajuda financeira para a obra a realizar e certamente uma forma de colmatar a distância da terra natal.

Visita dos Bispos e Arcebispo Canadiano 3 de Maio de 1949
Marie-Joseph Lemieux, Bispo de Gravelbourg, Padre Bauthal de Limestone, Michael Cornelius O’Neill, Arcebispo de Regina, Philip Francis Pocock, Bispo de Saskatoon.

Mesa do Jantar oferecido aos Bispos e Arcebispo do Canadá 3 de Maio de 1949
Marie-Joseph Lemieux, Bispo de Gravelbourg, Michael Cornelius O’Neill, Arcebispo de Regina, Philip Francis Pocock, Bispo de Saskatoon.

Passeio dos Bispos Canadianos por Lisboa
Padre Gaudrault de gabardina clara, rodeado dos bispos Pocock e Lemieux, a quem são engraxados os sapatos junto ao Cais das Colunas no Terreiro do Paço.

Jantar oferecido ao Cônsul do Canadá e sua Esposa? 16 Janeiro de 1949
À esquerda o Padre Sylvain, à cabeceira da mesa o Padre Pio Gomes e do lado direito o Padre Gaudrault entre o Cônsul e a esposa.

Grupo do dominicanos portugueses e canadianos
Primeira fila: Padre Alberto Vieira, ainda que não esteja ordenado nesta data, Padre João de Oliveira e Padre Domingos Nunes Martis,
Na fila de trás: Padre Pio Gomes, Padre Sylvain, Padre Gaudrault, Padre Gil Alferes e Padre Adriano Teixeira.

Grupo de Canadianos e portugueses
Primeira Fila. Padre João de Oliveira, Padre Reed, que na fotografia anterior era o fotógrafo e Padre Domingos Nunes Martins.
Fila de trás: Padre Pio Gomes, Padre Sylvain, Padre Gaudrault, Padre Gil Alferes, Padre Adriano Teixeira. O frei Alberto Vieira que estava na fotografia anterior é agora o fotógrafo.

Grupo do jantar com os Padres Irlandeses do Corpo Santo
Na fila de baixo: Desconhecido, Padre Alberto Vieira, frei Tomás Torres, frei Agostinho da Fonseca, Padre Reed, Padre Domingos Nunes Martins.
Fila Superior: Padre João de Oliveira, dois padres irlandeses, Padre Gaudrault, dois padres irlandeses e padre Pio Gomes.

Mesa do jantar com os padres irlandeses
Dois padres irlandeses, Padre Domingos, irmão Tomás Torres, Padre Reed, irmão Agostinho da Fonseca, Padre Alberto Vieira e Padre Pio Gomes.

Lado oposto da mesa do jantar com os padre irlandeses
Padre Gaudrault seguido do Padre Sylvain, três padres irlandeses por identificar e o Padre Domingos fitando a câmara.

Reunião de Trabalho com o Corpo Docente do Colégio Clenardo
Padre Domingos com a tonsura, três professores do colégio, Padre João de Oliveira, Padre Gaudrault, Padre Sylvain, Padre Alberto Vieira e um professor do colégio.

Reunião com os Professores do Colégio Clenardo
Padre Gaudrault, Padre Sylvain, Padre Alberto Vieira e professores do Colégio.

Jantar com os Professores do Colégio Clenardo
Professores, Padre João de Oliveira e Padre Gaudrault.

Fotografia do Grupo do Jantar com os Professores do Colégio Clenardo
Na primeira fila: Padre Alberto, professor por identificar, irmão Agostinho da Fonseca e outro professor.
Grupo central.: Padre Sylvain, Padre Gaudrault e padre João de Oliveira rodeado de professores.
No topo e junto ao quadro de Cristo o Padre Domingos Nunes Martins. Não está presente na fotografia o Padre Reed que uma vez mais faz de fotógrafo.





1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A propósito da “vida social” da Casa de Santa Filomena conhecida através dos registos e do testemunho das fotografias, é como diz ...“Estas visitas foram um contrabalanço à fundação do convento, um desbravar de terreno no sentido da ajuda financeira para a obra a realizar e certamente uma forma de colmatar a distância da terra natal.”
    Obrigada, Frei José Cralos, pela partilha. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar