quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Notícias da Abertura do Noviciado Dominicano em São Pedro de Sintra

Na véspera da abertura do Noviciado no Convento de São Pedro Mártir, instalado na Quinta de São Pedro em Sintra, alguns jornais deram notícia do acontecimento.
O jornal “Diário do Minho”, publicado em Braga, informa os seus leitores do sucedido logo na primeira página, bem como o jornal “A Voz” publicado em Lisboa. O “Novidades” anuncia o acontecimento na segunda página e o jornal “A Defesa”, publicado em Évora, numa página que não nos foi possível identificar, uma vez que não tivéssemos acesso ao jornal mas aos recortes da notícia.
A notícia repete-se nos diversos jornais sem qualquer alteração na composição. Apenas o “Diário do Minho” no final “saúda a Ordem Dominicana neste grande dia para Portugal Católico”.
Aqui deixamos o texto da notícia:

Inaugura-se manhã, com solenidade, na quinta de S. Pedro, em Sintra, um convento prioral da Ordem Dominicana, sob a invocação de S. Pedro Mártir, e nele o Noviciado da Província Dominicana Portuguesa sob o patrocínio de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
A cerimónia começará às 15 horas, pela leitura do Rescrito Apostólico que autoriza a abertura do novo convento e noviciado, dos decretos do Mestre Geral da Ordem que os erige canonicamente, e da nomeação do primeiro Prior.
Seguidamente, proceder-se-á à Tomada de Hábito de 6 Postulantes, que iniciarão nesse dia o seu noviciado.
Em seguida usarão da palavra o Muito Reverendo Padre Pio M. Gaudrault, Vigário Geral dos Dominicanos em Portugal e Muito Reverendo Padre Tomás M. Videira, Superior do Seminário Dominicano de Aldeia Nova.
A cerimónia terminará pelo canto de Completas e bênção solene do Santíssimo.
É esta uma hora de júbilo intenso para os Dominicanos portugueses e para todos os que, desde longa data, têm espalhado e se têm interessado pela restauração da antiga e gloriosa Província Lusitana da Ordem de S. Domingos que deu à Ordem e à Igreja, S. Gonçalo de Amarante, S. Gil de Santarém e Santa Joana de Aveiro e cujos anais encerram nomes imortais como os de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, Frei Luís de Granada (espanhol de origem mas português de coração e seu Provincial), Frei Luís de Sotto-Maior, Frei Jerónimo de Azambuja, Frei Francisco Foreiro, Frei Luís de Sousa e tantos outros…
Este jubiloso acontecimento deve-se ao zelo e carinho do actual Mestre Geral da Ordem que, aquando da primeira visita que fez aos Dominicanos portugueses, declarou ser seu firme intento restaurar quanto antes a amada Província Lusitana, e fornecer para isso os necessários meios e auxílios.
E, na verdade, não faltou ao prometido, pois pediu à florescente Província dominicana do Canadá, alguns religiosos que viessem activar em Portugal a obra da restauração. Confiou a chefia desta obra a um dos mais eminentes religiosos da Ordem, o Muito Reverendo Padre, Mestre em Teologia, Pio Maria Gaudrault, ex Provincial do Canadá e pessoa que alia ao muito saber grande experiência das coisas de governo e de organização. Ficou Sua Reverência governando os Dominicanos portugueses com o título de Vigário do Mestre Geral.
Em carta que acaba de escrever ao seu Vigário em Portugal, o Mestre Geral diz, entre outras coisas, o seguinte:
“Na ocasião da reabertura do Noviciado nesta antiga Província, após uma longa supressão, sinto grande alegria ao verificar como o nosso Santo Fundador nos abençoa e quer voltar triunfante com os seus Filhos a Portugal. Permita ele que estes alicerces que agora lançais com a abertura do Noviciado sejam alicerces sólidos para construir sobre eles a verdadeira vida dominicana e a plena restauração duma tão gloriosa Província da Ordem.
E para o faustoso dia da inauguração da Casa do Noviciado e da primeira Vestição mando-lhe a si, caro padre Vigário, a todos os seus colaboradores, aos novos Noviços e a todo o Vicariato de Portugal, a mais afectuosa bênção do nosso Santo Patriarca e, por especial faculdade, a bênção apostólica.”
Ao Muito Reverendo Padre Gaudrault foram associados mais dois Religiosos vindos também do Canadá: o Muito Reverendo Padre, Doutor em Direito Canónico, Luís M. Sylvain, ex Mestre Espiritual dos Religiosos Estudantes da Província do Canadá, e o Reverendo Padre Gerardo Reed, ambos dotados de grande espírito religioso, experiência das almas e faculdades de acção. Em breve virão juntar-se a estes mais dois que aumentarão o poder de desenvolvimento e de actuação da Ordem no nosso país.
A estes religiosos, com larga visão das coisas e decisão nos empreendimentos assim como à generosidade da Província do Canadá se fica devendo a abertura do Noviciado para já, pois que não só trataram de encontrar casa como tomaram a seu cargo mantê-la, sem falar de outros auxílios e cooperação que prestam. Os Dominicanos portugueses jamais poderão esquecer tão grande dedicação dos seus Irmãos e os seus nomes ficarão gravados a letras de ouro nos anais da Província dominicana restaurada.
Os Padres Dominicanos têm o prazer de abrir, amanhã, as portas do seu convento, aos seus amigos que desejem associar-se à sua alegria.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Foi com interesse e satisfação que li a notícia publicada pelo “Diário do Minho” sobre a abertura do Noviciado Dominicano em São Pedro de Sintra. É uma notícia que faz o histórico do início da restauração da Ordem Dominicana em Portugal. A Província Portuguesa e todos nós temos uma dívida de enorme gratidão para com a Província Dominicana do Canadá.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha, pelo interesse e pela paciência em manter-nos informados sobre a história da Província, que é uma actividade que deve dar-lhe também grande satisfação. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar