quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tomada de Hábito de frei Pedro Agostinho no Convento de São Pedro de Sintra a 17 de Outubro de 1950

A 22 de Março de 2010 divulguei aqui duas fotografias que pouco tempo antes me tinham chegado à mão via frei Vicente. Com elas foram fornecidas algumas informações que necessitamos corrigir, pois há dados que não estão correctos.
Assim, a Tomada de Hábito do frei Pedro Agostinho, no século António Augusto, ocorreu de facto no dia 17 de Outubro de 1950; mas, e contrariamente ao que nos tinha dito o frei Vicente quando entregou as fotografias, o frei Raimundo, o frei Gonçalo e o frei Rosário Francisco Mendes não estavam de regresso dos estudos em Espanha.
Bem pelo contrário, ainda nem sequer tinham ido para Espanha, ainda nem sequer tinham feito a profissão religiosa, que aconteceu apenas a 8 de Dezembro, um ano passado sobre a abertura do Noviciado em São Pedro de Sintra. Portanto, à data da Tomada de Hábito de frei Pedro Agostinho eram ainda todos noviços e estavam todos ainda em Sintra, embora uns a chegar e outros a partir.
Do grupo da fotografia o único que tinha estado fora e tinha regressado de Espanha, mais concretamente de Valência, onde tinha estudado, era o frei Raul Rolo.
Terminado o Noviciado no Convento de São Pedro de Sintra frei Pedro Agostinho seguirá para Camberiaci, Saint-Alban em França para realizar os seus estudos. Aí encontrar-se-á em 1952 com frei Vicente Santos, no ciclo da filosofia, e com frei Jorge Lereno já no ciclo da teologia. Em 1953 integrarão o grupo frei João Leite e frei Armindo da Costa Carvalho. Frei Pedro Agostinho deixará nesse mesmo ano a Ordem.

Fotografia do Grupo à porta do Convento
Primeira Fila: Frei Adriano Teixeira, padre Sylvain com a mão nos olhos, frei Pedro Agostinho, Padre Diamantino, Pároco de frei Pedro Agostinho no Porto, de onde era natural, e frei Bartolomeu Martins.
Segunda Fila: Frei Raul Rolo, frei Rosário Francisco Mendes, frei Teófilo Fróis, frei Vicente Santos
Terceira Fila: Frei Sérgio Astolfi, italiano.
Última Fila: Frei Gonçalo Vaz e frei Raimundo Gonzaga.

Fotografia do Grupo no jardim
Da esquerda para a direita, linha da frente: frei Rosário Francisco Mendes, frei Sérgio Astolfi, padre Sylvain, frei Pedro Agostinho, Padre Reed e frei Gonçalo Vaz.
Linha de trás: frei Teófilo Fróis, frei Raimundo, frei Raul espretiando entre o frei Pedro Agostinho e Padre Reed, frei Adriano Teixeira e frei Vicente olhando para o lado.

Frei Pedro Agostinho com frei Adriano Teixeira.

Frei Pedro Agostinho em Camberiaci, Saint-Alban em Abril de 1953.

Grupo dos Estudantes de Camberiaci, Saint-Albain em 1953
Frei Vicente Santos, frei João Leite, frei Pedro Agostinho, frei Armindo Carvalho e frei Jorge Lereno.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela rectificação. Estamos gratos pelo interesse, paciência e cuidado que coloca em divulgar a História da Ordem dos Pregadores. Bem-haja.
    Continuação de boa semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar