sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reginald Duprat Bispo de Prince-Albert em São Pedro de Sintra


O livro de visitas do Convento de São Pedro de Sintra permite-nos ter uma ideia do conjunto de pessoas que passaram por aquele convento e conviveram com a comunidade que o ocupou.
Já aqui nos referimos à pessoa do Arcebispo Marie Joseph Lemieux, e por isso não podemos deixar também de mencionar a passagem de Reginald Duprat, um outro bispo canadiano e igualmente dominicano.
E à semelhança de Lemieux também Reginald Duprat já tinha vindo a Portugal e gozado da companhia dos dominicanos canadianos. Dois anos, pouco mais ou menos, separam as duas visitas.
A primeira vez que Reginal Duprat esteve com os dominicanos canadianos foi em Setembro de 1949, quando ainda habitavam a Casa de Santa Filomena à Rua D. João V e poucos dias faltavam para a mudança para São Pedro de Sintra.
A segunda visita ocorreu estando os dominicanos já instalados em Sintra e fica a dever-se ao encerramento do Ano Santo de 1951 em Fátima, acontecimento para o qual se desloca de propósito a Portugal.
Segundo o Diário do Noviciado chegou a Sintra a 9 de Outubro de 1951 e regressou ao Canadá no dia 16 desse mesmo mês. Para os noviços foi um motivo de festa, pois no dia em que chegou houve “Benedicamos Domino”, ou seja possibilidade de conversa à mesa, e no dia em que partiu deixou chocolates para todos. Não podemos esquecer que as refeições eram em silêncio para se escutar a leitura que um dos irmãos fazia.

D. Reginald Duprat nasceu em 1877 e foi ordenado sacerdote dominicano em 1904. Em 1938 é nomeado Bispo de Prince-Albert, Canadá. Faleceu em 1954, pouco tempo depois de ter vindo a Portugal.
A fotografia é de 30 de Abril de 1947 e mostra D. Reginal Duprat com o Padre Sylvain aquando da visita à Paróquia de que o Padre Sylvain estava à frente.

Fotografia da Visita a Lisboa em 14 de Setembro de 1949. A partir da esquerda encontra-se o Padre Sylvain, D. Reginal Duprat, e duas figuras por identificar, mas que poderão ser Olivier Manseault, Reitor da Universidade de Montreal, e o Padre A. Arés, que assinam no mesmo dia o livro de visitas da Casa de Santa Filomena e são igualmente canadianos.

Fotografia da Procissão em Fátima no dia 13 de Outubro de 1951
Da esquerda para a Direita. Padre Reed, D. Reginald Duprat, Mestre da Ordem Manuel Suarez, Monsenhor Barbado Bispo de Salamanca, Padre Sylvain e na extremidade direita um sacerdote desconhecido.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A restauração da Ordem dos Pregadores em Portugal com o apoio importante e decisivo dos dominicanos canadianos deu oportunidade a que o Convento de São Pedro de Sintra fosse visitado por diferentes pessoas, em particular, religiosos. O que pensariam os noviços, se me permite colocar esta interrogação. Há algum diário do Convento de São Pedro de Sintra, Frei José Carlos? A nota que deixou sobre a ausência de conversa à mesa e as excepções, coroadas por um “chocolate” fez-me sorrir ao pensar no regime das refeições vivido por certas classes e famílias portuguesas naquela época. A fotografia da Procissão em Fátima é um bom testemunho de alguns costumes da época.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar