segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Casa de Santa Filomena

A chegada a Portugal, no dia 19 de Setembro de 1948, dos Dominicanos canadianos Sylvain e Reed, o Padre Gaudrault tinha chegado na véspera, suscitou de imediato a questão da sua instalação condigna, uma vez que o Colégio Clenardo, a única casa dominicana em Lisboa, não tinha condições nem infra-estruturas para acolher o grupo dos recém chegados. Envidam-se assim todos os esforços para encontrar uma residência com capacidade e condições para ser a base do trabalho a desenvolver.
Depois de uma instalação provisória de duas semanas no Colégio Clenardo, os Padres Gaudrault, Sylvain e Reed mudam-se para um andar na Rua D. João V, às Amoreiras, para aquela que ficará conhecida com a Casa de Santa Filomena e onde viveram o primeiro ano da sua estadia em Portugal.
É uma casa nova, com boas condições de habitabilidade, que vai permitir que a partir dali se lancem as primeira iniciativas no sentido da restauração e se acolham muitos daqueles que contribuirão de forma significativa para ela.
É também nesse espaço que são instalados alguns dos equipamentos e material que os dominicanos canadianos trouxeram consigo, como a incipiente biblioteca e a pequena capela com todas as alfaias litúrgicas, prontamente modificada para nela poderem comodamente celebrar os três membros da comunidade e as visitas.

Fachada da Casa de Santa Filomena à Rua D. João V em Lisboa.

Fotografias das traseiras do Prédio onde estava a Casa de Santa Filomena.

Vista de Lisboa e da Mãe de Água das Amoreiras a partir da Casa de Santa Filomena.

















Os Padres Gaudrault e Sylvain no corredor e sala biblioteca da Casa Santa Filomena.

Quartos do Padre Gerardo Reed e Sylvain na Casa de Santa Filomena.

Quarto do Padre Gaudrault na Casa de Santa Filomena.

Primeira Capela da Casa de Santa Filomena.

Segunda Capela da Casa de Santa Filomena.

 










Altar de uma e outra capela da Casa de Santa Filomena.




Fotografia da primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima adquirida para a Casa.










Fotografias das peanhas da imagem de Nossa Senhora e de Santa Filomena na Capela Nova.



1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha do texto e das fotografias da Casa de Santa Filomena. É interessante notar, salvo erro, que o prédio aonde se localizava o andar aonde estava instalada a Casa de Santa Filomena, na Rua D. João V, às Amoreiras, é um dos poucos que nesta rua não sofreu alterações na fachada ou outras modificações exteriores, até aos dias de hoje. É importante constatar a transformação imediata de uma casa destinada a habitação, num espaço que também passa a dispor de espaços de oração e estudo.
    Passo a passo vamos reconstituindo os primeiros tempos da restauração da Ordem dos Pregadores, com a dedicação e o interesse do Frei José Carlos. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar