sábado, 1 de outubro de 2011

Abertura do Convento e Noviciado em São Pedro de Sintra a 7 de Dezembro de 1949

Na carta que o Padre Gaudrault enviava aos irmãos dominicanos portugueses, datada de 1 de Dezembro de 1949 e já aqui publicada, era anunciada com alegria a abertura do noviciado, uma vez que tinham sido obtidas do Mestre da Ordem as licenças e documentos para a erecção da Casa de São Pedro de Sintra em convento e noviciado do Vicariato, e a nomeação do Prior e Mestre de Noviços.
Tal abertura e nomeação verificaram-se menos de uma semana depois, a 7 de Dezembro de 1949, e são desses factos as fotografias que se seguem e testemunham o acontecimento.

1ª Fotografia: O Padre Pio Gaudrault inaugura o Noviciado lendo aos irmãos e convidados presentes as cartas e documentos chegados de Roma, do Mestre da Ordem.
Entre os assistentes sentados, e a contar da esquerda para a direita, encontram-se o Padre frei João de Oliveira, uma religiosa Dominicana de Santa Catarina de Sena, que esconde a cara com a mão, o Padre frei Tomás Videira, a Madre Geral das Dominicanas de Santa Catarina de Sena, o Padre frei Estêvão da Fonseca, e o Padre frei Francisco Rendeiro.

2ª Fotografia: O Padre frei Louis Marie Sylvain faz profissão como Prior e Mestre de Noviços nas mãos do Vigário de Portugal Padre frei Pio Maria Guadrault.

3ª Fotografia: Tomada de Hábito de um dos noviços. Vestem o hábito ao noviço o Padre Sylvain, o Padre Rendeiro e o Vigário da Província Padre Gaudrault. O Padre João de Oliveira anima a cerimónia cantando certamente o “Veni, Creator Spiritus”.

4ª Fotografia: Tomada de Hábito de Irmão Converso. Colocam o escapulário negro sobre o noviço o Padre Mestre Sylvain e o Vigário Padre Gaudrault. Ajudando encontra-se o Padre Francisco Rendeiro, enquanto mais a trás se encontram os Padres João de Oliveira e o Bartolomeu Martins que segura nas mãos um livro.

5ª Fotografia: Os noviços com os seus Mestres.
Na primeira fila, e da esquerda para a direita, frei Gonçalo Vaz, frei Raimundo Gonzaga, Padre Prior e Mestre Sylvain, frei Pedro Leitão e frei Rosário Mendes.
Na segunda fila, Padre Sub Mestre Bartolomeu Martins, Irmão Converso frei Pio e Irmão Converso frei João Firmino.

6ª Fotografia: Grupo dos Noviços com os Padres.
Na primeira fila, frei Pio (Converso), Padre Reed, frei Gonçalo, frei Pedro Leitão, frei Rosário Mendes, frei Raimundo Gonzaga, e frei João Firmino (Converso).
Na segunda fila, Padre Francisco Rendeiro, Padre Estêvão da Fonseca, Padre Tomás Videira, Padre Clemente de Oliveira, Padre João de Oliveira Faria, frei António Mendes (Converso).
Na terceira fila encontram-se, frei Jacinto Pereira (Converso), frei Manuel (Converso), Padre Sylvain, Padre Gaudrault, Padre Bartolomeu Martins, Padre Gil Alferes e Padre Pio Gomes quase invisível atrás do Padre João de Oliveira Faria.

7ª Fotografia: Grupo dos Noviços com os Padres e convidados diante da porta da Casa de São Pedro de Sintra.
Primeira fila, frei Gonçalo Vaz, frei Rosário Mendes, frei Pedro Leitão, frei Raimundo Gonzaga e Padre Gerard Reed.
Segunda fila, Padre Bartolomeu Martins, Padre Sylvain, Padre Gaudrault e um Padre possivelmente do Corpo Santo.
Terceira Fila, pela cara parece o Padre Alberto Maria Vieira, que será ordenado na igreja do Corpo Santo dez dias depois. Está sem hábito. Depois um desconhecido, e a seguir os noviços Conversos frei Pio e frei João Firmino.
Na quarta fila um padre irlandês do Corpo Santo, o Padre João de Oliveira, e mais dois padres desconhecidos, certamente também do Corpo Santo.
Na quinta fila três figuras desconhecidas e na última fila, topo da escada, o Padre Estêvão da Fonseca e o irmão Converso frei António Mendes.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha documentada com várias fotografias identificadas que nos recorda a abertura do noviciado e a nomeação do Prior e Mestre de Noviços. Depois de ler fui apreciando cada fotografia aumentada para imaginar melhor o que teria sido à época a vivência daquele momento para os que nela participaram. Constituem um marco importante para a História da Província no século passado.
    É uma partilha que nos alegra por diversos motivos e que revela a sensibilidade e o cuidado com que o Frei José Carlos trata os acontecimentos relativos à Ordem dos Dominicanos. Bem-haja.
    Votos de um bom domingo, de uma boa estação outonal.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Viva Jose Carlos,
    antes de mais obrigado pelo magnifico trabalho realizado aqui...há muito que precisavamos de alguem empenhado no dar a conhecer a historia desta provincia e ordem que amamos...
    Quanto à fotografia, confirmo que na terceira fila é realmente o frei Alberto. Nas fotografias antigas que se mandou à familia estava esta.
    Abraço fraterno em NPSD
    b.

    ResponderEliminar