domingo, 23 de outubro de 2011

Ordenação de Presbítero de Frei Alberto Maria Vieira Júnior 17 Dezembro 1949

O “Jornal do Comércio” ao noticiar a abertura do Convento e Noviciado Dominicano em São Pedro de Sintra aproveitava a ocasião para anunciar a próxima ordenação de frei Alberto Maria Vieira Júnior. Tal aconteceu a 17 de Dezembro desse ano de 1949 na Igreja do Corpo Santo dos Padres Dominicanos irlandeses.
Foi um grande dia para os Dominicanos e de modo especial para os Noviços recém chegados a Sintra, pois tiveram não só a oportunidade de assistir à ordenação de um irmão mais velho, como também de participar nela de uma forma activa através do serviço de acólitos que prestaram.
Na medida em que todos participaram, o Convento de São Pedro de Sintra ficou vazio, pois logo cedo deixaram a quinta para se dirigirem a Lisboa. Para além dos Padres da comunidade do Convento de Sintra, Gaudrault, Sylvain, Reed e Bartolomeu, estavam presentes também frei Pio Ribeiro Gomes, frei Estêvão da Fonseca, frei Lourenço Rocha, Padres dominicanos de outras comunidades, e naturalmente os Padres irlandeses que acolhiam a cerimónia.
A Missa e Ordenação foram presididas pelo Bispo de Mitilene D. Manuel Trindade Salgueiro, assistido pelo Vigário da Província frei Pio Gaudrault e pelo Prior do Convento de Sintra frei Luís Sylvain.
A igreja estava cheia e nela se podia ver para além dos familiares de frei Alberto Maria Vieira, algumas religiosas Dominicanas, uma representação das alunas do Colégios do Bom Sucesso e outra do Colégio do Ramalhão e ainda uma outra, bem maior, dos alunos do Colégio do Clenardo, ao qual o frei Alberto sempre esteve profundamente ligado.
Na Missa Nova do dia seguinte, celebrada também na igreja do Corpo Santo, e na qual os noviços voltaram a acolitar, foram Diácono e Sub Diácono respectivamente o Padre Sylvain e o Padre irlandês Joseph. Terminada a Missa foi servido um festivo almoço no Colégio do Clenardo.
As fotografias documentam o acontecimento.

Fotografia da Imposição das Mãos:
Ajoelhado diante do Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, frei Alberto Maria Vieira. Ao lado direito do bispo e de pé, o Vigário da Província Padre Gaudrault, à esquerda e apontado o Ritual o Padre Sylvain, segurando o Ritual o noviço frei Pedro Leitão e atrás de si o noviço frei Rosário Mendes que segura a palma com a vela.
No grupo mais retirado, um fotógrafo, o Padre frei Pio Ribeiro Gomes, um Padre irlandês (?), e o Padre Estêvão da Fonseca.

Fotografia da Unção das Mãos:
Iniciando no Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, à sua esquerda o Padre Sylvain, depois o Padre Pio Ribeiro Gomes, o noviço frei Pedro Leitão que segura o Ritual, frei Alberto Vieira que recebe a unção, um padre irlandês que segura a vela e o Padre Gaudrault que segura o vaso do óleo do Crisma.

Fotografia da Imposição do Crismal:
O crismal era uma pequena facha de linho que se enrolava à volta das mãos, ou da cabeça, daquele que era ungido com o óleo do Crisma.
Iniciando uma vez mais no Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, à sua esquerda e apontando uma vez mais o Ritual encontramos o Padre Sylvain, depois o Padre Pio Ribeiro Gomes, o noviço frei Pedro Leitão que segura o Ritual, frei Alberto Vieira que sem encontra de joelhos e mãos estendidas no meio do grupo, atrás de si o Padre Estêvão da Fonseca e atrás deste o noviço frei Gonçalo Vaz. Depois o padre irlandês que segura a vela, nas suas costas o Padre Bartolomeu Martins e finalmente o Padre Gaudrault que envolve as mãos do recém ordenado com o Crismal. Atrás encontra-se uma vez mais o fotógrafo desconhecido.

Bênção Final:
Partindo uma vez mais do Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro temos à sua direita o Padre Sylvain, depois o noviço frei Rosário Mendes que segura a palma com a vela, o noviço frei Pedro Leitão que segura o Ritual, o noviço frei Raimundo que se encontra com um véu de ombros, o Padre Pio Ribeiro Gomes e o Padre Gaudrault escondido pela mitra.

Grupo na Sacristia:
Podemos ver o Padre Gaudrault, o recém ordenado frei Alberto Maria Vieira, o Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, o pai de frei Alberto, o Padre Sylvain quase escondido pelo pai do frei Alberto e uma religiosa dominicana de Santa Catarina de Sena.

Grupo de Família:
O frei Alberto Maria Vieira com o pai e certamente o irmão. Fotografia tirada na sacristia da igreja do Corpo Santo.

Frei Alberto com o Sétimo ano de Filosofia do Clenardo em Novembro de 1948. Fotografia tirada pelo aluno João Lage.









1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Li o texto e vi atentamente as fotografias da ordenação de Frei Alberto Maria Vieira Júnior como Presbítero em 17 de Dezembro de 1949. Ao reflectir nos vários passos da ordenação que ilustrou pergunto-me como será viver este momento na vida de todos os que decidiram abraçar uma vida de dedicação a Deus e ao próximo, ciente que houve um percurso feito anteriormente, de formação e reflexão, trata-se de um dia único. Sabendo que a vivência é individual não consigo encontrar nada de semelhante fora da vida religiosa.
    A última fotografia ilustra bem alguns aspectos da sociedade da época e a cumplicidade vivida em certos períodos do desenvolvimento do ser humano.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar