terça-feira, 11 de outubro de 2011

Correcção a Fotografia publicada no dia 1 de Outubro

Recebi hoje um comentário ao texto e fotografias publicadas aqui no dia 1 de Outubro. Nessa data divulgava as fotografias feitas no dia em que foi restaurado o Noviciado no Convento de São Pedro Mártir de Sintra a 7 de Dezembro de 1949 e tomavam hábito os primeiros seis noviços.
O comentário recebido, e que agradeço desde já, confirmava-me a minha suspeita, ou seja, que na terceira fila se encontrava de facto o Padre Alberto Maria Vieira, ainda que sem hábito.
Contudo, há mais alterações a fazer à dita fotografia, porque de acordo com outros dados recolhidos ela não foi tirada no dia 7 de Dezembro de 1949, mas alguns dias mais tarde, a 11 de Dezembro, quando se realizou um jantar de recepção ao Padre Alberto Vieira que tinha chegado no dia 10, “de avião”, de Roma, onde estava a estudar no Angélico.
Ficou registado no Diário do Noviciado: “Fez-se um grande jantar a que assistiu toda a família Dominicana residente em Lisboa. Estavam presentes os Reverendos Padres do Corpo Santo; Padre Euda, o Reverendo Padre João e Padre Pio, Frei Alberto, Irmão António (do Corpo Santo), Irmão Agostinho, Irmão Manuel e o Senhor Couto que mais uma vez pôs o seu carro à disposição dos Reverendos Padres Dominicanos. Além destes assistiu toda a comunidade. Usaram da palavra os Reverendos Padres, o senhor Padre Bartolomeu, Sub Mestre e Sub Prior do Convento, o Reverendo Padre Euda, Superior dos Padres do Corpo Santo.”

Assim na fotografia de 11 de Dezembro de 1949 encontramos:

Primeira fila, frei Gonçalo Vaz, frei Rosário Mendes, frei Pedro Leitão, frei Raimundo Gonzaga e Padre Gerard Reed.

Segunda fila, Padre Bartolomeu Martins, Padre Sylvain, Padre Gaudrault e um Padre do Corpo Santo, possivelmente o Padre Euda.

Terceira fila, o Padre Alberto Maria Vieira, que será ordenado na igreja do Corpo Santo a 17 de Dezembro e está sem hábito. Segue-se o Irmão Converso frei Manuel, e depois os noviços Conversos frei Pio e frei João Firmino.

Na quarta fila um Padre irlandês do Corpo Santo, o Padre João de Oliveira, o Padre Pio Gomes, e outro Padre do Corpo Santo.
Na quinta fila e de gravata poderá ser o Senhor Couto, depois está o Irmão Converso frei António (do Corpo Santo) e outro padre também irlandês do Corpo Santo.
Na última fila, topo da escada o Padre Estêvão da Fonseca e o irmão Converso frei António Mendes.



1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela correcção. Há um traço comum na imagem que ficou daqueles momentos vividos: é o entusiasmo, a alegria da reinstalação em Portugal.
    Continuação de uma boa semana. Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar