segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aos homens é impossível. (Mc 10,27)

O Evangelista São Marcos conta-nos que um dia em que Jesus se preparava para partir, para pôr-se em caminho, chegou um homem que lhe perguntou o que fazer para alcançar a vida eterna. Ao ser confrontado por Jesus com os mandamentos que devia praticar, o homem respondeu que já tudo isso vivia desde a sua juventude.
Jesus convida-o então a vender todos os seus bens, a dar o dinheiro aos pobres e a segui-lo; proposta demasiado radical que levou o homem a partir pesaroso e triste, pois tinha muitos bens.
Este é o episódio do chamado “jovem rico”, ainda que o Evangelho de São Marcos não nos diga qual a idade do homem que se apresenta a Jesus. Este acontecimento e a recusa do homem servem no entanto a Jesus para mostrar aos discípulos como é difícil um rico entrar no reino de Deus.
Perante esta constatação de Jesus inevitavelmente pensamos nas riquezas materiais, naquelas realidades a que nos agarramos, às quais confiamos o nosso coração e o nosso sentido de segurança, e que de facto nos podem dificultar a entrada no reino de Deus.
Contudo, creio que há uma leitura mais profunda que é necessário fazer e que radica das palavras de Jesus sobre a possibilidade de salvação, uma salvação que é impossível aos homens mas possível a Deus.
Aquele homem apresenta-se diante de Jesus muito seguro do seu cumprimento dos mandamentos, vaidoso e orgulhoso do que afinal já vivia desde a juventude. A salvação estava na sua mão, sob o seu controlo escrupuloso do cumprimento dos mandamentos. E sem o saber comete um grande pecado, o do orgulho, atribuindo a segurança da sua salvação às suas próprias mãos, enriquecendo-se a si mesmo com a atribuição dos méritos do bem realizado.
É face a este orgulho, a esta atribuição pessoal de méritos, a este enriquecimento, que Jesus apresenta a salvação como impossível, porque de facto não está na mão do homem a sua salvação, mas nas mãos de Deus.
Por isso Jesus diz aos discípulos que é difícil a um rico entrar no reino de Deus, a alguém que se auto satisfaz. Só aquele que confia na graça do Senhor e com humildade reconhece e aceita o trabalho que essa mesma graça vai realizando pode entrar no reino de Deus, porque nada tem de seu, tudo lhe vem do seu Senhor.
Procuremos pois com humildade a graça de Deus, os seus dons, para que a nossa pobreza seja enriquecida pelo próprio Deus, e nada seja nosso mas tudo dele.

Ilustração: “O jovem rico afasta-se triste”, de James Joseph Jacques Tissot. Brooklyn Museum.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Bem-haja por nos recordar que ...” não está na mão do homem a sua salvação, mas nas mãos de Deus.
    Só aquele que confia na graça do Senhor e com humildade reconhece e aceita o trabalho que essa mesma graça vai realizando pode entrar no reino de Deus, porque nada tem de seu, tudo lhe vem do seu Senhor.”…
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e …” Procuremos pois com humildade a graça de Deus, os seus dons, para que a nossa pobreza seja enriquecida pelo próprio Deus, e nada seja nosso mas tudo dele.”
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação, pela leitura profunda das palavras de Jesus que fez, por fazer-nos reflctir que a fé e o cumprimentos dos mandamentos não nos garante a salvação, quando continuamos a viver confortavelmente, sem qualquer esforço para participarmos na construção do Reino de Deus.
    Que o Senhor o abençõe e o guarde.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar