quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pai santo guarda-os em teu nome. (Jo 17,11)

O Evangelho de São João coloca no momento da última ceia, no momento da despedida de Jesus, a prece que Jesus eleva ao Pai por aqueles que o seguiram e seguirão no futuro, a oração chamada sacerdotal de Jesus.
É uma oração íntima, mas na qual percebemos o amor de Jesus pelos seus discípulos, por aqueles que o seguirem, um amor que brota do mesmo amor do Pai.
É uma oração cujos centros são o Pai e os discípulos, uma oração descentrada daquele que a faz, do próprio Jesus, mostrando-nos dessa forma como também deve ser a nossa oração e a nossa vida.
“Pai guarda-nos” é o pedido de Jesus, um pedido carinhoso, cheio de ternura, mas também consciente dos perigos e das ameaças. De facto, se o Senhor não guardar a cidade em vão vigiam as sentinelas.
É necessário estar vigilante, uma vez que estamos no mundo e continuamos no mundo e diante das suas solicitações, mas só sob a vigilância do Senhor, sob a sua guarda, poderemos ter força e coragem para manter o espírito alerta e combater o bom combate da fé.
Guarda-nos Senhor no teu nome que é o amor.

Ilustração: “Camponesa de Willenshausen com criança a dormir”, de Gerhard Wilhelm von Reutern. Museu Imperial Alexandre III, São Petersburgo.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Bem-haja pela profunda, bela e simples Meditação que partilha. De uma forma maravilhosa recorda-nos a ...” a prece que Jesus eleva ao Pai por aqueles que o seguiram e seguirão no futuro (…)”.
    (…) “Pai guarda-nos” é o pedido de Jesus, um pedido carinhoso, cheio de ternura, mas também consciente dos perigos e das ameaças.”…
    Mas Frei José Carlos vai mais longe, salientando-nos que …” É necessário estar vigilante, uma vez que estamos no mundo e continuamos no mundo e diante das suas solicitações, mas só sob a vigilância do Senhor, sob a sua guarda, poderemos ter força e coragem para manter o espírito alerta e combater o bom combate da fé.”…
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e oremos …” Guarda-nos Senhor no teu nome que é o amor.”
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação. Diariamente suplicamos ao Senhor que guarde os que amamos mas também o nosso próximo, muitas vezes, sem a noção do que estamos a pedir, voltando, a repetir para tomarmos verdadeira consciência das palavras proferidas.
    Que o Senhor o abençõe e o guarde. Continuação de uma boa semana e uma boa quinta-feira.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me, Frei José Carlos, que partilhe o texto desta oração.

    OS DIAS
    TORNAM-SE
    CLAROS


    Os dias tornam-se claros, Senhor. À medida que as horas de luz aumentam, parece que cresce também a extensão interior do tempo. Gosto do pleno azul dos céus, pois nos restitui o sabor indiviso da Tua plenitude. Gosto da nitidez que a matéria ganha,
    porque sei que nela se manifesta a evidência do Espírito. Gosto de pensar que hoje subirei pelas ruas iluminadas de sol, pois isso espelha a Tua promessa de que venceremos a vida penumbrosa e sombria.

    (In, Um Deus Que Dança, Itinerários para a Oração, José Tolentino Mendonça, 2011)

    ResponderEliminar