terça-feira, 15 de maio de 2012

Notícia no jornal “A Época” da ordenação episcopal de Frei Domingos Maria Frutuoso

Prosseguindo a divulgação do espólio documental relativo à história da Província de Portugal da Ordem dos Pregadores apresentamos a notícia, que saiu no dia 28 de Dezembro de 1920 no jornal “A Época”, da Sagração Episcopal de frei Domingos Maria Frutuoso, ocorrida na véspera, 27 de Dezembro, na Basílica da Estrela em Lisboa.

O novo Bispo de Portalegre
Na sumptuosa Basílica da Estrela recebeu ontem a sagração episcopal o Reverendíssimo Senhor Dom Domingos Marias Frutuoso, novo Bispo de Portalegre.
Foi uma solenidade imponentíssima, com toda a impressiva e grandiosa majestade da litúrgica católica. O Reverendíssimo Senhor Dom Domingos Maria Frutuoso é um dos mais ilustres e ilustrados membros do clero português.
É bastante conhecida a sua biografia, para que nos detenhamos a relatá-la pormenorizadamente. Todos os católicos portugueses o conhecem, senão pessoalmente, pelo menos através do seu justo renome de pregador esclarecido e eloquente, digno continuador das tradições da ordem dominicana.
É um espírito culto de uma segura doutrinação, sabedor como poucos de filosofia, apologética e teologia e um orientador de consciências cheio de um zelo e prudência apostólicos.
A elevação à dignidade episcopal representa sempre um pesado múnus, pleno de responsabilidades, como o definiu o Apóstolo na sua epístola imortal, mas nos tempos presentes, em que a anarquia das ideias desorienta as almas e a incerteza dos tempos não deixa prever o dia de amanha, chega a representar um sacrifício.
Por isso A Época, prestando a Sua Excelência Reverendíssima a homenagem do seu respeito, pede a Deus que lhe conceda as luzes necessárias para que o novo Prelado plenamente possa vencer todas as dificuldades que no seu caminho se lhe hão-de certamente deparar.
Sua Excelência Reverendíssima nasceu em 13 de Fevereiro de 1867, de família exemplarmente cristã, que cristãmente o educou. Em 1878 entrou no seminário de Santarém, onde longo revelou invulgares dotes de inteligência e uma grane docilidade e vontade de aprender.
No fim do curso mereceu ser elevado pelos seus superiores ao cargo de prefeito e professor, demonstrando logo as suas grandes qualidades de educador.
Em 1893 foi para França, onde cursou a Universidade de Toulouse, com aproveitado luzimento. De lá veio em 1897 para a Casa do Corpo Santo, em Lisboa, aonde a Santa Sé o foi buscar para lhe confiar a diocese de Portalegre.
Sua Excelência Reverendíssima é cavaleiro e comendador da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, honra que lhe foi conferida em 1908.
Ad multos annos! – Assim termina a imponente cerimónia da sagração. Ad multos annos – repetimos nós. E que Deus ilumine e assista com as suas luzes o novo Prelado e faça prosperar em copiosos frutos de bênção o seu episcopado.

A Cerimónia da Sagração
Com o cerimonial que A Época descreveu antecipadamente, por especial deferência do reverendo doutor Valério Cordeiro, realizou-se ontem, na basílica da Estrela, a sagração do Bispo eleito de Portalegre, Senhor D. Domingos Maria Frutuoso. A igreja encontrava-se magnificamente ornamentada, tendo a cerimónia principiado às 10,30 horas da manhã.
O Senhor Patriarca de Lisboa tinha como assistentes ao sólio os senhores cónegos Sequeira Mora e José Augusto dos Santos. Ao báculo esteve o senhor cónego João Manuel Teixeira, e diáconos os reverendos Padres Francisco Cancio e Casimiro Gonçalo Nogueira. Presbítero assistente foi o reverendo doutor Manuel Anaquim. Dirigiu as cerimónias com a maior proficiência o beneficiado Monsenhor Eduardo Coelho Ferreira.
Durante a Missa e Te-Deum foram executadas partituras de Carlos Araújo e Catalani, sendo a orquestra regida pelo maestro Costa Pereira.
O novo Bispo era assistido por suas excelências reverendíssimas os Senhores Arcebispos de Mytilene e de Évora. A cruz patriarcal foi conduzida pelo reverendo Padre Cardoso.
Representando o Cabido da Sé estiveram os reverendos cónegos Romão Guimarães e Martins do Rego. O seminário de Santarém fez-se representar pelo doutor Honorato Costa.
Entre a numerosa assistência estiveram o Reitor, professores e seminaristas dos Inglesinhos; os Padres Dominicanos do Corpo Santo, o reverendo Padre Aullet da igreja de São Luís, clero das dioceses de Portalegre, Évora e Lisboa, câmara eclesiástica, etc.
E os senhores Conselheiros Schroeter e José Fernando de Sousa; doutor José Pequito Rebelo, membro da Junta Central do Integralismo Lusitano, Vasco de Carvalho, doutor Camossa Saldanha, doutro Lino Neto, Visconde de Santarém, Condes das Alcáçovas doutor Carneiro Pacheco, doutor Assis de Brito, doutor leite de Faria, outro Miguel Belo, e os senhores Vítor de Oliveira e Jorge Marinho, presidente e secretário da J.C.L.
Finda a cerimónia, muitos assistentes se dirigiram ao camarim do Senhor Patriarca onde beijaram o anel do Bispo eleito.
O reverendo Domingos Nogueira, Prior da Estrela, foi de uma enorme actividade, tendo contribuído eficazmente para o brilho das solenidades.
Prestaram serviço na igreja os guardas nº 41 (cabo), 711 e 709, da esquadra da travessa das Almas.

Ilustração: Primeira página do jornal “A Época”, com a noticia da Sagração de frei Domingos Maria Frutuoso como Bispo de Portalegre.

Sem comentários:

Enviar um comentário