terça-feira, 25 de outubro de 2011

Arcebispo Marie-Joseph Lemieux em São Pedro de Sintra

A instalação dos padres dominicanos na Quinta de São Pedro de Sintra e a abertura do Convento e Noviciado possibilitou a passagem de diversas individualidades da Igreja e da sociedade portuguesa e internacional por esse mesmo Convento e Noviciado.
Uma dessas figuras internacionais, mas sobretudo da Igreja, que passou pelo Convento de São Pedro de Sintra foi o Bispo e Posteriormente Arcebispo Marie-Joseph Lemieux. Passou por ali em Julho de 1952, entre os dias 6 e 8, e como nos diz o livro de crónicas do Noviciado foi motivo de jantar de gala e mudanças em casa, pois teve que se transferir a sala de jantar para o salão de jogos dos noviços de modo a todos poderem ter lugar à mesa.
Mas Marie Joseph Lemieux não passou ali apenas por razões turísticas, ou de fácil acomodação, havia razões mais fortes, como o facto de ser dominicano e um grande amigo dos Padres Gaudrault e Sylvain. Aliás esta era já a segunda visita que lhes fazia em Portugal, pois já em Maio de 1949 se tinham encontrado em Lisboa. A 3 de Maio ficava registada a sua passagem no livro das visitas da Casa de Santa Filomena, residência dos Padres canadianos na Rua D. João V, às Amoreiras, antes da instalação do Convento em Sintra.
Nessa data estava acompanhado do Bispo de Regina, Diocese do Canadá, Michael Cornelius O’Neill, e do Bispo de Saskatoon, também Diocese do Canadá, Philip Francis Pocock e tinham desfrutado da beleza e sossego da Quinta dos Padres Irlandeses no Lumiar.
Não podemos dizer neste momento qual foi a colaboração e ajuda financeira que estes prelados deram à restauração da Província Dominicana Portuguesa e muito particularmente à construção do Convento de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o qual o Bispo D. Marie Joseph Lemieux pôde ver em construção já bastante adiantada, se passou por Fátima nesta altura. Contudo, e face à amizade acreditamos que foram bastante generosos.
Ficam os testemunhos fotográficos dessas visitas, e não só:

Marie Joseph Lemieux nasceu em 1902 e professou na Ordem dos Pregadores a 4 de Agosto de 1924. Em 1935 é nomeado bispo de Sendai no Japão resignando dessa diocese em 1941. Três anos depois, em 1944, é nomeado Bispo de Gravelbourg e é nessa condição que faz as duas visitas a Portugal. Em 1953 é nomeado Arcebispo de Ottawa, em 1966 Arcebispo de Saldae e em 1969 Núncio Apostólico para a Índia. Participou nas quatro sessões do Segundo Concílio do Vaticano e faleceu em 1994.

A fotografia de 6 de Junho de 1940 apresenta D. Marie Joseph Lemieux enquanto Bispo de Sendai. Podemos identificar na fotografia o Padre Gaudrault, sentado à sua direita e ao lado do bispo japonês. Nesta data era Prior Provincial do Canadá e estaria certamente de visita aos missionários que a Província tinha no Japão.

Fotografia de Maio de 1949 e tirada aquando da visita à Quinta dos Padres Irlandeses no Lumiar. Nela se pode ver o nicho de Nossa Senhora de Lurdes que ainda hoje se encontra no mesmo lugar.
Nesta fotografia encontram-se, a iniciar da esquerda, Philip Francis Pocock, na data Bispo de Saskatoon desde 1944, e posteriormente Arcebispo de Toronto, em 1971; Michael Cornelius O’Neill, Arcebispo de Regina desde 1947, e Marie Joseph Lemieux à data Bispo de Gravelbourg.

Fotografia ainda da mesma data e visita à Quinta dos Dominicanos Irlandeses em Maio de 1949. Para além dos Prelados, Pocock, O’Neill e Lemieux encontram-se também Dominicanos Irlandeses, nomeadamente o Padre Domingos, o único que se encontra de frente para a câmara e que era o responsável pela produção dos vinhos de Missa da quinta. Nas suas costas pode-se ver o anexo no qual hoje por hoje as Monjas têm a sua pequena loja.

Fotografia no Convento de São Pedro de Sintra de Marie Joseph Lemieux em Julho de 1952.

Fotografia do Bispo Marie Josephe Lemieux com o Padre Gaudrault à sua direita, e à direita deste o Padre Sylvain. Na ponta direita um sacerdote não identificado. À civil encontra-se alguém também não identificado e na ponta o Padre Gerardo Reed.



1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    O texto que elaborou e no qual nos descreve alguns dos aspectos da passagem de uma das individualidades da Igreja o Arcebispo Marie-Joseph Lemieux em São Pedro de Sintra é simultaneamente revelador do apoio internacional prestado à restauração da Província Dominicana Portuguesa.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha documentada com belos testemunhos fotográficos. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar