sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

São Tomás de Aquino, um retrato

Celebramos hoje a festa de São Tomás de Aquino e face ao peso histórico, à sua importância teológica, gostaríamos de ter um retrato dele, qualquer representação que nos deixasse vislumbrar um pouco da figura humana deste santo dedicado à descoberta de Deus.
Mas a história e os homens do seu tempo não nos legaram nenhum retrato de São Tomás enquanto vivo, apenas podemos ter uma ideia pelas pinturas de frei João de Fiesole, o beato Angélico, por um ou outro quadro mais tardio e por algumas letras capitulares iluminadas, nas quais aparece habitualmente representado a pregar num púlpito.
Contudo, as testemunhas do seu processo de beatificação deixaram-nos algumas informações preciosas para hoje se poder esboçar uma imagem física de São Tomás. Corporalmente era uma figura robusta, alguns dizem que era mesmo um bocadinho gordo, e assim o representam algumas pinturas posteriores. Era alto, de mais ou menos um metro e oitenta, com uma cabeça grande e uns olhos penetrantes.
Conta uma das testemunhas do processo de beatificação que a sua mãe tinha muito orgulho na formosura dos filhos e assim costumava dizer que se alguém quisesse ver dois homens formosos deveria olhar para os seus dois filhos, Tomás e Reginaldo. Amor de mãe…
Para além da grandeza física, Tomás era também um ser excepcional em termos cognitivos e intelectuais. Com uma memória prodigiosa, gravava imediatamente e para sempre o que lia, servindo-se posteriormente dessa memória para argumentar nos debates teológicos. Tinha uma capacidade enorme de abarcar e relacionar os dados do conhecimento que possuía e com que se debatia.
Estes dotes intelectuais vão ser postos ao serviço de um único objectivo, conhecer Deus e dar Deus a conhecer aos outros. O contemplar e o dar o contemplado aos demais. Para isso tudo serve, desde a natureza às produções filosóficas e artísticas, ao mais leve sussurrar do pensamento racional.
Tomás desde bem cedo se dá conta que a graça, a força de Deus, não destrói a natureza do homem nem lhe retira a liberdade, bem pelo contrário, leva-a à perfeição, ao desenvolvimento perfeito e total. Neste sentido luta pela verdade, pela busca da verdade no homem, na natureza, em Deus.
Desde os estudos em Nápoles, ainda adolescente, que se lhe cravou na alma e no espírito inquisidor a sentença da Metafísica de Aristóteles “todos os homens por natureza desejam saber”, ou seja, a verdade é afinal o destino último do homem. E é por ela que Tomás estuda, investiga, caminha ao encontro dos homens que pedem a sua resposta.
Tomás assume o desafio da busca da verdade colocado por Deus, e assim na Suma contra os Gentios afirma “confiando na misericórdia divina assumi o ofício de sábio, ainda que tenha clara consciência que ultrapassa as minhas forças; por isso decidi dedicar-me ao estudo e ao ensino da verdade que professa a fé católica, na medida das minhas possibilidades”. A consciência dos limites leva Tomás a entregar-se ainda mais ao projecto que acreditava que era o de Deus para si.
Mas se o faz com toda a confiança, e voluntarismo, não deixa de o fazer em comunidade; ou seja, a conquista da verdade não se faz isoladamente mas em dimensão comunitária. O homem é um ser natural mas é também um ser social, um ser cultural.
Neste aspecto Tomás assumiu muito claramente a ideia de Santo Alberto Magno, seu mestre, que convidava os seus alunos a trabalhar em grupo, nas tão actuais parcerias, em que todos colaboram para a prossecução do fim pretendido.
É interessante a forma latina usada por São Tomás, forma que se pode aplicar a qualquer trabalho de investigação, a qualquer parceria: “in dulcedine societatis quaerere veritatem”, em agradável companhia buscar a verdade.
Que São Tomás seja nossa companhia e juntos possamos buscar a Verdade porque tanto estudou, leu, pregou, trabalhou, em suma deu a vida.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Hoje que a Igreja e, particularmente, os Dominicanos celebram a festa litúrgica de São Tomás de Aquino, o texto que preparou revela-nos algumas facetas deste Santo Dominicano que me sensibilizaram particularmente e que constituem um bom tema de Meditação e de exemplo a seguir e que tomo a liberdade de transcrever.
    ...” Estes dotes intelectuais vão ser postos ao serviço de um único objectivo, conhecer Deus e dar Deus a conhecer aos outros. O contemplar e o dar o contemplado aos demais. (…)
    …”Tomás desde bem cedo se dá conta que a graça, a força de Deus, não destrói a natureza do homem nem lhe retira a liberdade, bem pelo contrário, leva-a à perfeição, ao desenvolvimento perfeito e total. Neste sentido luta pela verdade, pela busca da verdade no homem, na natureza, em Deus.”… (…)
    …”A consciência dos limites leva Tomás a entregar-se ainda mais ao projecto que acreditava que era o de Deus
    para si.
    Mas se o faz com toda a confiança, e voluntarismo, não deixa de o fazer em comunidade; ou seja, a conquista da verdade não se faz isoladamente mas em dimensão comunitária. O homem é um ser natural mas é também um ser social, um ser cultural.”
    Que São Tomás de Aquino, protector de todos nós, interceda junto de Deus Pai para que o seu exemplo de sabedoria posta ao serviço de Deus, de humildade, de partilha, de “luta pela verdade, pela busca da verdade no homem, na natureza, em Deus”, esteja sempre presente, no nosso processo de transformação, para agirmos em conformidade, na construção de um mundo mais esclarecido.
    Obrigada por esta bela partilha. Bem haja.
    Desejo ao Frei José Carlos um bom fim de semana.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Obrigada pela beleza deste maravilhoso texto sobre S.Tomás de Aquino,pela exposição e ilustração,tão cheia de sentido da verdade.Que seja para todos nós,de um único obejctivo,conhecer Deus e a dar Deus a conhecer aos outros.O contemplar e o dar o contemplado.Como nos diz o Frei José Carlos,foi um homen excepcionalmente dotado, de uma inteligência e memória prodigiosa,iluminou a Igreja,não só pelo estudo,mas pela oração e penitência.
    Que São Tomás seja sempre a nossa companhiae juntos possamos buscar a Verdade,porque tanto estudou,leu,pregou,trabalhou,em suma deu a vida.
    Agradeço ao Frei José Carlos esta bela partilha que me ajudou a meditar mais profundamente.
    Desejo-lhe uma boa noite.Bem haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar