segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Apresentação da Virgem Maria no Templo

Tem apenas três anos, mas sobe segura e decidida os degraus de pedra que conduzem ao templo. Seu pai Joaquim e sua mãe Ana olham enternecidos, enquanto que no cimo da escadaria o sumo-sacerdote espera por ela de braços abertos.
É a imagem que nos fica e foi plasmada pela arte desta apresentação de Maria no templo, desta entrega por parte de seus pais para que fosse educada no templo e preparada para a sua missão de mãe do Redentor.
Contudo, e ainda que o apócrifo Evangelho de Tiago nos relate este acontecimento com todo o pormenor, não podemos deixar de assumir que ele é apenas fruto da sua imaginação, porque de facto e historicamente falando nunca no templo de Jerusalém se aceitaram crianças.
Estamos assim perante um acontecimento que é uma mera representação, uma construção de uma imagem que representa uma realidade muito mais profunda, e por isso, desde bastante cedo, deu origem a uma festa na Igreja. Para a Igreja Ortodoxa ainda hoje é uma das doze grandes festas anuais, o que mostra a sua importância.
Sob esta capa da apresentação da Virgem Maria no templo, da entrega por parte dos seus pais ao cuidado da instituição religiosa, manifesta-se a entrega total da Virgem Maria ao plano de Deus, a sua participação na redefinição do templo enquanto lugar e relação com Deus à luz do mistério da Incarnação do Filho de Deus.
A apresentação da Virgem Maria no templo revela-nos e remete-nos para a sua constituição como templo em que o Verbo de Deus se manifestará encarnado, no seu seio assumirá a carne de filho do homem. A apresentação de Maria no templo remete-nos também para esse outro acontecimento posterior em que o filho Jesus a louvará bem-aventurada porque cumpriu a vontade do Pai, porque aceitou participar nessa aventura de ser Mãe do Filho de Deus.
A apresentação da Virgem Maria no templo conduz-nos inevitavelmente a essa ideia de que todos somos templos do Espírito Santo e por isso a nossa relação com Deus está mais próxima do que muitas vezes imaginamos, ou até desejamos, ela está informada na nossa própria condição e dimensão humana, o que acarreta consequências de fidelidade e veneração da nossa humanidade.
Que a Virgem Maria neste dia e nesta memória desperte em nós essa consciência da nossa dimensão espacial e relacional com Deus inscrita na nossa condição humana.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    O texto da Meditação que partilha é muito profundo e de uma grande beleza. Como nos diz ...” Sob esta capa da apresentação da Virgem Maria no templo, da entrega por parte dos seus pais ao cuidado da instituição religiosa, manifesta-se a entrega total da Virgem Maria ao plano de Deus, a sua participação na redefinição do templo enquanto lugar e relação com Deus à luz do mistério da Incarnação do Filho de Deus.”…
    Porém, o Frei José Carlos, vai mais além, salientando-nos que …”A apresentação da Virgem Maria no templo conduz-nos inevitavelmente a essa ideia de que todos somos templos do Espírito Santo e por isso a nossa relação com Deus está mais próxima do que muitas vezes imaginamos, ou até desejamos, ela está informada na nossa própria condição e dimensão humana, o que acarreta consequências de fidelidade e veneração da nossa humanidade.”…
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha desta Meditação, e façamos nossas as palavras partilhadas com que concui o texto …”Que a Virgem Maria neste dia e nesta memória desperte em nós essa consciência da nossa dimensão espacial e relacional com Deus inscrita na nossa condição humana.” Bem-haja.
    Votos de um bom dia.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe,este maravilhoso e belo texto da Apresentação da Virgem Maria no Templo.Que excelente partilha de Meditação,que nos ajudou a meditar mais profundamente estas palavras que o Frei José Carlos,nos propôs para nossa reflecção neste belo dia.Gostei muito do que partilhou connosco.Bem-haja,Frei José Carlos.
    Uma boa noite.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar