quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Congresso Jubilar da JOC em Bruxelas em 1950 e Dominicanos Portugueses

Em 1950 algumas dezenas de jovens trabalhadores portugueses participaram no Congresso Internacional Jubilar da JOC que se celebrou em Bruxelas. A partir dessa data, e segundo o testemunho de Manuel Bidarra de Almeida, os problemas entre a JOC e o governo de António Salazar começaram a deflagrar. No ano seguinte, em 1951, um dirigente nacional foi demitido do seu cargo, em consequência de críticas ao regime e à hierarquia da Igreja feitas publicamente num congresso internacional celebrado em Lisboa, e em 1955 o Congresso Nacional é altamente vigiado e controlado pelas forças do governo.
No espólio documental do Arquivo Dominicano encontra-se um conjunto de fotografias deste acontecimento, nomeadamente da Celebração Eucarística Jubilar, e ainda que em nenhuma destas seja possível vislumbrar algum dominicano, o facto é que nas fotografias tiradas durante a viagem aparecem as pessoas do Padre Reed e do Padre Adriano, sempre na companhia do jovem jocista Carlos Santos e de outro jovem que não está identificado, mas acreditamos seja também jocista.
Neste contexto da JOC, do Congresso de Bruxelas, e das Semanas Sociais realizadas no Porto em 1949, não podemos esquecer que, desde o primeiro momento que chegou a Lisboa, o Padre Gerardo Reed prestou assistência espiritual aos grupos jocistas de Lisboa e o Padre Adriano Teixeira esteve profundamente envolvido nos grupos da cidade do Porto.
Que papel e influência exerceram sobre estes grupos e os jovens trabalhadores que os compunham? As suas experiências e vidas em outros contextos culturais e sociais ter-lhes-á dado um outro toque? As apreciações que nos chegaram é que tanto um como outro tinham uma grande simpatia junto dos grupos, pelo que podemos supor uma abertura ao que de novo propusessem. Será possível saber de alguma marca que tenham deixado? Um campo de investigação a desbravar…

Recepção em Bruxelas a 2 de Setembro de 1950 do Arcebispo de Mitilene D. Manuel Trindade Salgueiro. Ao seu lado esquerdo o fundador do Movimento Joseph Cardijn.

Início da Assembleia Jubilar com os quatro presidentes: Arnold Wynauts, JOC; Jeanine Kemps, JOCf; Wuu Verbakel, KAJ; Maria Meersman, VKAJ. 3 de Setembro de 1950.

Missa Jubilar no Congresso da JOC em Bruxelas. 3 de Setembro de 1950.

Assembleia Jubilar da JOC em Bruxelas. Imagem da Virgem de Fátima a ser conduzida ao estrado em que iria ser coroada. 3 de Setembro de 1950.

Avião que levou a imagem da Virgem de Fátima e o Arcebispo de Mitilene a Bruxelas para o Assembleia Jubilar da JOC. 2 de Setembro de 1950.

Hotel Portugal em Bruxelas. 4 de Setembro de 1950.

Representantes da JOC de todos os países ao Congresso da JOC em Bruxelas. Braine-Alleud. 7 de Setembro de 1950.

Representação Holandesa ao Congresso da JOC em Bruxelas. Braine-Alleud. 7 de Setembro de 1950.

Jeanine Kemps rodeada por assistentes e jocistas que foram apresentar cumprimentos ao arcebispo de Mitilene D. Manuel Trindade Salgueiro. Bruxelas 2 de Setembro de 1950.

Grupo de jocistas portugueses no cimo da colina de Waterloo. No meio da segunda fila sentado encontra-se o Carlos Santos. 7 de Setembro de 1950.


Colina de Waterloo com monumento a Napoleão Bonaparte e grupo de congressistas descendo a colina do monumento. 7 de Setembro de 1950.

Palácio Municipal de Bruxelas e Torre do Palácio de Justiça. 1 de Setembro de 1950.

Padre Reed, Carlos Santos e jovem jocista no Arco do Triunfo em Paris. 30 de Agosto de 1950.

Paris vista da Torre Eiffel e Museu de Artilharia. 30 de Agosto de 1950.

Fotografia da Catedral de Seassou e de Peregrinos em Lourdes. 31 Agosto de 1950.

Fotografia de Rocamadour, um dos santuários marianos mais antigos. 13 de Setembro de 1950.

Paragem na viagem para um almoço no meio do campo. 13 de Setembro de 1950. Na fotografia encontra-se o jovem jocista por identificar, o Padre Reed sentado no chão e o Padre Adriano de joelhos preparando a refeição.

Fotografias de Valladolid. Fachada do antigo convento de San Pablo e da entrada na Catedral, onde se podem ver o Padre Reed, o jovem jocista e o Padre Adriano. Setembro de 1950.

Fotografia da fachada da igreja do Convento de San Esteban em Salamanca. Setembro 1950.

NOTA: No texto publicado sobre o padre Adriano Teixeira encontram-se outras fotografias tiradas durante esta viagem a Bruxelas, nomeadamente uma tirada na Torre Eiffel, outra tirada em Lourdes e uma outra junto do monumento a Joana d'Arc e ainda outra tirada no Escorial em Espanha.




1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Leio, observo detalhadamente as fotografias e reflicto no que escreveu sobre o ano de 1950: a participação de dezenas de jovens trabalhadores portugueses no Congresso Internacional Jubilar da JOC em Bruxelas, o contexto político que se vivia em Portugal e as dificuldades consequentes para a realização de certas actividades, a assistência espiritual dada pelo Padre Gerardo Reed e pelo Padre Adriano Teixeira aos grupos jocistas de Lisboa e Porto e as questões muito pertinentes que nos deixa.
    A partilha dos textos sobre os dominicanos, e ultimamente sobre, sobre a restauração da Ordem dos Pregadores em Portugal, enriquece a Ordem e permite-nos uma outra leitura da mesma. É indiscutível a utilidade da investigação que permite experimentar outras formas de comunicação e partilha. Bem-haja.
    Pedimos ao Senhor que o abençoe, proteja e que o Espírito Santo o encoraje a prosseguir as pesquisas.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me a partilha. Nasci em 50 do séc. passado e algumas destas fotos foram realizadas em cidades onde vivi por motivos de formação académica ou profissional, ou passeio. É muito interessante pensar o mundo a preto e branco (se é possível...) e alguns desses locais depois de decorridas algumas décadas e de todas as transformações ocorridas. MJS

    ResponderEliminar