quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Erguei-vos e levantai a cabeça (Lc 21,28)

Jesus deixa este convite aos seus discípulos depois de lhes ter anunciado e profetizado um fim trágico para a cidade de Jerusalém. E diante de tal anúncio, de tamanha catástrofe podemos perguntar-nos como é possível, de onde nos virá a força para nos erguermos e levantarmos a cabeça? Se no nosso dia a dia, em que tão poucas coisas acontecem, já não somos capazes de levantar a cabeça e erguer-nos, como será possível face a um desafio tão grande, a uma situação em que tudo parece perdido?
Contudo, não há outra saída, não encontraremos a libertação que o Senhor promete se não levantarmos a cabeça e nos erguermos das cinzas e destroços, não poderemos ver que ele vem sobre as nuvens com todo o seu poder e glória ao nosso encontro se não tirarmos os olhos dos nossos pés.
É a nossa dimensão humana com toda a sua finitude e fragilidade que necessita ser superada, transfigurada e fortalecida nessa confiança de que o profeta Daniel nos dá um testemunho. Face aos leões e àqueles que o acusam de um crime apenas a confiança esperançada na protecção de Deus.
Confiança gerada e crescida nesse gesto de três vezes por dia se dirigir ao Senhor seu Deus, de se recolher e dialogar com Aquele que é totalmente outro. É a oração que nos alimenta e fortalece, essa relação tão íntima em que experimentamos que o amor nos envolve e nos protege, nos conduz por sendas planas e ainda que tenhamos que atravessar vales tenebrosos não nos deixa temer.
O nosso Deus é um Deus vivo, um Deus que permanece para sempre e em todas as situações na medida em que também nós permanecemos nele, nos movemos e existimos nele. Que saibamos dizer a nós próprios como o rei Dário disse a Daniel: “O teu Deus te salvará”

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Leio e fico a reflectir na profunda e bela Meditação que partilha connosco e que intitulou “Erguei-vos e levantai a cabeça (Lc 21,28)”.
    Como nos recorda ...” podemos perguntar-nos como é possível, de onde nos virá a força para nos erguermos e levantarmos a cabeça?”…
    Para encontrarmos a libertação que o Senhor promete, há um passo que depende de cada um de nós, da vontade de nos erguermos na qual está implícita a qualidade da relação que mantemos com Deus e o estar disponível, receptivo à intercessão do Espírito Santo. Como nos diz no texto …”O nosso Deus é um Deus vivo, um Deus que permanece para sempre e em todas as situações na medida em que também nós permanecemos nele, nos movemos e existimos nele”. …
    E como nos salienta …”É a oração que nos alimenta e fortalece, essa relação tão íntima em que experimentamos que o amor nos envolve e nos protege, nos conduz por sendas planas e ainda que tenhamos que atravessar vales tenebrosos não nos deixa temer.”…
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação, pelo conforto e pela coragem que nos transmite. Façamos nossas as palavras do Frei José Carlos, …”Que saibamos dizer a nós próprios como o rei Dário disse a Daniel: “O teu Deus te salvará”.
    Que o Senhor proteja e ilumine o Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me, Frei José Carlos, que partilhe o texto de uma oração.

    ESTA MEMÓRIA SILENCIOSA

    Um destes dias, Senhor, lembrava-me um amigo que no quotidiano vivemos ainda
    a memória da nossa vida pré-natal: todos trazemos a marca profunda de feliz imersão
    nas águas maternas. Era isto que queria rezar, esta memória silenciosa que inscreve,
    desde sempre, a Tua presença de amor na minha vida. Antes que tudo fosse em mim, tu eras.
    Sei que desde sempre me viste; que escutaste os meus balbucios como se fossem palavras;
    que, quando o meu ser era gerado no escondimento, tu me protegias e embalavas; escrevias,
    com que esperança, todos os meus dias no teu coração; esperavas por mim em alegria e
    segredo.

    (In, Um Deus Que Dança, Itinerários para a Oração, José Tolentino Mendonça, 2011)

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito grata pelo maravilhoso e belo texto que partilhou connosco.É duma beleza e esclarecedor,que agradeço a Deus em nos ter dado um Frei José Carlos,que nos vai ajudando a meditar melhor o Evangelho que nos propõs para a nossa Meditação diária.
    Como nos diz o Frei José Carlos,se no nosso dia a dia,já não somos capazes de levantar a cabeça e erguer-nos,como será possível face a um desafio tão grande,a uma situação em que tudo parece perdido?
    Acho que em alguns momentos da nossa vida desanimamos,pensamos que já não vale a pena e cruzamos os braços.Mas atenção,o profeta Daniel nos dá um testemunho de Confiança no Deus vivo;todos nós precisamos de ter uma grande confiança,e dizer a nós próprios como o rei Dário disse a Daniel "O teu Deus te salvará".Obrigada,Frei José Carlos,por esta magnífica partilha,que gostei.Uma boa noite.Que o Senhor o ilumine e lhe conceda todas as graças,para que nos vá fortalecendo-nos a nossa fé, na Palavra de Deus.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar