sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Santa Catarina de Alexandria Virgem e Mártir

Celebra hoje a Igreja a memória de Santa Catarina de Alexandria, mártir do século IV no Egipto. E ao celebrar esta memória recordei-me de um conselho que na minha meninice me foi dado por uma senhora já entrada na idade, a Tia Maria Pinheira. Na altura, e não sei em que circunstâncias particulares, aconselhou-me a recorrer e a rezar a Santa Catarina, porque era a advogada dos estudantes.
Não sabia grande coisa sobre esta Virgem Mártir e algumas vezes cheguei a pensar que a Tia Maria falava de Santa Catarina de Sena. Clubismos. Contudo, ao conhecer a sua história percebi porque me tinha sido dado aquele conselho e porque Santa Catarina de Alexandria é também uma das advogadas da Ordem dos Pregadores.
Antes de escrever esta nota ainda procurei algum episódio na vida de São Domingos que me fundamentasse essa devoção primitiva dominicana, mas assim à primeira não encontrei outra referência para além do nome do convento de Bolonha, convento de Santa Catarina, onde São Domingos viveu.
Santa Catarina de Alexandria viveu nesta cidade do Egipto no século quarto e ainda que as notícias sobre a sua vida tenham uma forte origem lendária, a verdade é que Tiago de Voragine, outro dominicano, na sua obra “Legenda Dourada”, construiu um magnifico relato da sua vida.
Assim, a bela jovem era filha de um rei, uma princesa que, sendo cristã e consagrada a Cristo, se recusou desposar-se com o imperador. Não conseguindo convencê-la a casar-se consigo nem a oferecer sacrifícios aos deuses, o imperador convoca um conjunto de cinquenta e três filósofos e oradores para tentarem dissuadir Catarina da sua fé em Cristo.
Catarina no entanto não só não se deixou convencer, como com os seus argumentos converteu os filósofos à sua fé em Jesus Cristo, facto que provocou a ira do imperador, que mandou queimar os mesmos filósofos e oradores.
Catarina, que entretanto tinha criticado o imperador pelas suas perseguições aos cristãos foi encerrada numa prisão sem direito a qualquer alimento. Abandonada durante doze dias foi alimentada por uma pomba branca, que lhe trazia o alimento do céu quotidianamente.
Ao ser libertada com um melhor aspecto do que tinha ao ser presa, Catarina apenas agravou a aversão do imperador, que decide justiçá-la com um suplicio atroz como era a roda dentada, atributo iconográfico por excelência de Santa Catarina de Alexandria. Contudo, e graças à intervenção divina, a roda construída de propósito para o sacrifício quebra-se no momento de dar início ao seu funcionamento, razão pela qual Catarina é decapitada. Nesse momento, e para grande surpresa dos algozes, do seu pescoço manou leite em vez de sangue e pouco depois o corpo desaparece transportado por um grupo de anjos para o monte Sinai. Ainda hoje um antigo e famoso mosteiro guarda e venera os seus restos mortais.
Santa Catarina de Alexandria é habitualmente representada com a roda dentada quebrada, instrumento do seu martírio. Também aparece com a palma do martírio, com a espada com que foi decapitada, ou ainda com a pomba branca que a alimentou. Na pintura encontramos ainda a representação dos seus desposórios místicos.
Juntamente com Santa Bárbara, Santa Doroteia e Santa Margarida forma o grupo chamado das “Quatuor Virgines Capitales”.
Que Santa Catarina de Alexandria interceda por nós e nos alcance a sabedoria para enfrentar todos os desafios.

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    O texto da Meditação que teceu e partilha connosco sobre Santa Catarina de Alexandria é belo e faz-nos reflectir.
    Santa Catarina é um exemplo e um estímulo para todos nós nos mais diversos momentos da vida. A fé em Jesus Cristo de Catarina era inabalável como demonstrou em diferentes ocasiões que foram decisivas na sua vida pessoal ou na defesa dos cristãos e do Cristianismo.
    Façamos nossas as palavras do Frei José Carlos ...” Que Santa Catarina de Alexandria interceda por nós e nos alcance a sabedoria para enfrentar todos os desafios”.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação. Que o Senhor o abençoe e proteja.
    Votos de bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito grata,ao ler este texto sobre Santa Catarina de Alexandria,fiquei maravilhada com tudo o que nos relata sobre esta Santa.Realmente a sua confiança e Fé em Deus ,nos força e alento em determinadas circunstâncias da nossa vida.Obrigada,Frei José Carlos,por esta excelente partilha,que nos ajudou muito à nossa Meditação.Bem-haja,Frei José Carlos.
    Desejo-lhe um bom fim de semana.Que o Espírito Santo,Mestre da Ordem dos Pregadores,o assista sempre nos seus trabalhos.
    Um abraço fraterno.
    AD
    ,

    ResponderEliminar
  3. É exemplar a vida de Santa Catarina de Alexandria, Frei José Carlos, pela sua perseverança na fé e pela manifestação divina em si mesma. Aprende-se sempre e muito nos seus textos que leio com particular interesse. Desconhecia a denominação "Quator Virgines Capitales" em que se inclui Santa Doroteia que aprendi a venerar ainda muito menina.Foi,pois, com redobrado prazer que me encantei com esta sua partilha.
    Tenha uma santa noite. GVA

    ResponderEliminar