terça-feira, 15 de novembro de 2011

Santo Alberto Magno Devoto da Virgem Maria

Quando o Papa Pio XII, em 1942, atribuiu Santo Alberto Magno como patrono aos cientistas e investigadores das ciências naturais, uma parte da sua investigação e reflexão caiu no esquecimento, ou pelo menos perdeu alguma importância. A sua versatilidade e interesse pelos diversos ramos das ciências naturais fez com que a reflexão teológica e mormente a sua teologia mariana fosse um pouco esquecida.
Contudo, e à luz da história da teologia mariana, Santo Alberto Magno é um dos maiores, se não o maior, teólogo medieval; e não só por causa da sua obra “Mariale”, um célebre e extenso tratado sobre todas as questões relativas a Maria, questões ainda hoje pertinentes e que continuam a exigir reflexão e estudo, mas sobretudo porque são raras as suas reflexões teológicas e comentários bíblicos que não tocam a Virgem Maria e a sua cooperação na obra da redenção.
Deixamos uma oração escrita por Santo Alberto Magno, certamente muitas vezes rezada por ele, e pela qual podemos ter uma ideia do seu pensamento teológico e devoção à Mãe de Deus.

Salvé, Humanidade do Redentor, que no seio virginal te uniste com a eterna Divindade.
Salvé, suma e eterna Deidade, que vieste até nos sob o véu da nossa carne.
Mil vezes Salvé a ti, que pela virtude do Espírito Santo te uniste à carne virginal.
Salvé, também a ti, Maria, na qual, a plenitude da Divindade, estabeleceu corporalmente a sua mansão.
Salvé a ti, em quem habita sem medida a plenitude do Espírito Santo.
Salvé também à puríssima Humanidade do Filho, que foi abençoada pelo Pai e veio até ti.
Salvé, Imaculada Virgindade, que foste exaltada acima dos coros dos anjos.
Rejubila Senhora do mundo, que foste digna de ser Templo da puríssima Humanidade de Cristo.
Rejubila e alegra-te, Virgem das Virgens, em cuja carne a bem-aventurada Deidade quis unir-se a esta puríssima Humanidade.
Rejubila, Rainha do Céu, em cujo santíssimo seio, esta Humanidade encontrou digna morada.
Rejubila e alegra-te, Nobre Esposa dos Patriarcas, que foste digna de nutrir em teu seio virginal e amamentar a esta santa Humanidade.
Louvor e bênção a ti pelos séculos dos séculos, oh Fecundíssima Virgindade, pela qual nós fomos dignos de recolher o fruto da salvação eterna. Ámen.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Em 15 de Novembro de 2010, o irmão partilhou connosco um longo e interessante texto sobre Santo Alberto Magno no qual nos dizia que um dos “temas forte dos escritos de Santo Alberto Magno é a Virgem Maria”. …
    Em 2011, partilha connosco uma profunda e bela oração escrita por Santo Alberto Magno, que como nos diz …”certamente muitas vezes rezada por ele, e pela qual podemos ter uma ideia do seu pensamento teológico e devoção à Mãe de Deus.”…
    Peçamos a Santo Alberto Magno que interceda junto da Virgem Maria pela nossa salvação a quem orou ...” Rejubila Senhora do mundo, que foste digna de ser Templo da puríssima Humanidade de Cristo.”…
    Obrigada, Frei José Carlos, por esta bela oração à Virgem Maria, escrita e rezada por um Santo Dominicano e que este ano partilhou connosco. Bem-haja.
    Peçamos ao Senhor que abençõe e proteja o Frei José Carlos.
    Votos de um bom fim-de-semana.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Obrigada pela maravilhosa partilha deste texto,de Santo Alberto Magno,que nos deixou maravilhados com a bela Oração à Santíssima Virgem Maria.Rezada muitas vezes pelo próprio Santo.Ao ler e reler este excelente texto,ajudou-me bastante a minha meditação.Gostei muito desta partilha.Que o Senhor o ajude e abençõe,para continuar a enriquecer-nos com a Palavra de Deus,tão necessária às nossas vidas.Votos de um bom fim de semana.Frei José Carlos,bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar