quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pedido dos Dominicanos Portugueses à Câmara de Lisboa em 1955


Após a expulsão dos religiosos em 1834, e a consequente perda dos Convento de São Domingos de Lisboa e São Domingos de Benfica, os frades de São Domingos voltaram à capital do império nos finais de 1947, instalando-se na Rua do Salitre.
Aí assumiram a direcção do Colégio Clenardo, um meio imprescindível para evangelizar a juventude, realizar de alguma forma o seu carisma, e para obter algumas receitas para uma outra obra bastante necessitada economicamente, que era o Seminário da Escola Apostólica.
Face à adesão ao projecto dominicano, ao número de alunos e à situação de arrendamento de uma propriedade que não lhes pertencia, e cujas condições deixavam a desejar, no ano de 1955 ventila-se a hipótese da construção de um colégio novo num outro espaço da cidade. É neste sentido que surge a carta que o Padre Luís Sylvain dirige ao Presidente da Câmara de Lisboa e que publicamos no âmbito da divulgação do espólio documental histórico dominicano.
O projecto acabou por se gorar, pois a Câmara apenas cedia um espaço com pouco mais de vinte e dois mil metros, para uma escola primária, e o projecto exigia quarenta mil. O Colégio teve que permanecer assim até ao fim na Rua do Salitre, embora fossem realizadas posteriormente outras diligências para a construção noutro lugar, que também não foram avante e geraram por isso uma grande desilusão.

Exmoº. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
A Província Dominicana Portuguesa, sentindo a necessidade de colaborar, segundo a sua vocação apostólica, mais activamente na formação da juventude portuguesa e em especial da cidade de Lisboa, deseja construir um Colégio para o ensino infantil, primário e secundário do sexo masculino.
Tendo considerado a zona da cidade onde mais se faz sentir grande e urgente necessidade dum estabelecimento de ensino deste género ministrado por Religiosos, chegou à conclusão que é a zona ocidental da Cidade de Lisboa.
Pelo que vem, por intermédio do Reverendíssimo Padre Luís Maria Sylvain, seu Vigário Geral em Portugal, residente no Convento de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima, pedir a V. Exª. se digne autorizar a concessão de um terreno na zona do Restelo (Encosta da Ajuda) que comprote as necessárias instalações, com uma área aproximada de 40.000 m2 (quarenta mil metros quadrados).
Tratando-se de um obra do bem comum duma zona desta cidade de Lisboa; de uma Ordem Religiosa que se está a restaurar em Portugal através de muitos sacrifícios e que outrora possuía só na cidade de Lisboa, ou junto dela, o convento e igreja de S. Domingos de Lisboa, o convento e igreja de S. Domingos de Benfica, o convento e igreja de São Paulo de Almada; de uma obra assas dispendiosa, muito agradece a V. Exª. toda a benevolência possível na concessão do dito terreno.
A Exmª. Câmara Municipal do Porto, mediante o despacho de autorização de Sua Exª. o Senhor Ministro do Interior, publicado no Diário do Governo, 2ª Série, de 23 de Agosto de 1949, concedeu gratuitamente a esta dita Província Dominicana Portuguesa um terreno para a construção de uma igreja e convento anexo numa zona da cidade do Porto, os quais estão actualmente erguidos, a igreja totalmente, o convento em parte.
Baseada nas razões apresentadas e na boa compreensão e benevolência da Exmª. Câmara Municipal de Lisboa, a Província Dominicana Portuguesa ousa formular a V. Exª. idêntico pedido para a cedência gratuita, mas, se de todo não for viável, pede e agrade tudo quanto possa fazer no sentido de a venda do dito terreno ser pelo mínimo preço.
Esperando e agradecendo antecipadamente toda a atenção de V. Exª. para o assunto exposto, pede deferimento.
Fátima, 4 de Novembro e 1955.
Pela Província Dominicana Portuguesa
Padre luís Maria Sylvain, op
Vigário Geral dos Dominicanos de Portugal.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha do Pedido dos Dominicanos Portugueses à Câmara de Lisboa para a cedência ou eventual compra de um terreno para a construção de um colégio novo. Ficámos a saber um pouco mais da História da Província, no século XX. O texto do requerimento é revelador do interesse dos dominicanos na formação da juventude portuguesa, o qual não foi compreendido por quem podia decidir.
    Não se entende as razões das dificuldades colocadas à realização do projecto.
    Bem-haja por divulgar estes documentos que nos ajudam a conhecer melhor e a valorizar a Ordem dos Pregadores nos esforços desenvolvidos aquando da restauração em Portugal por forma a cumprir a sua missão.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar