domingo, 27 de novembro de 2011

Visita do Mestre da Ordem Manuel Suarez ao Noviciado de São Pedro de Sintra

Na véspera de se dirigir para Fátima, para o encerramento a 13 de Outubro do Ano Santo de 1951, o Mestre da Ordem Manuel Suarez visitou o Convento da Quinta de São Pedro em Sintra.
Aproveitando a visita concedeu uma audiência ao grupo de noviços que desde o dia 7 de Setembro aí estavam. Entre os vários temas da conversa, aquele que mais deixou marcas na memória dos jovens dominicanos foi o apelo missionário.
O Mestre da Ordem Manuel Suarez falou-lhes da história gloriosa da Província, do seu antigo esplendor missionário no Oriente, e por isso acalentava fortes esperanças de que em breve os dominicanos portugueses pudessem retomar essas presenças e missões. Tal esperança vinha ao encontro dos pedidos que de Timor e Moçambique lhe tinham sido dirigidos para o regresso dos dominicanos aquelas terras.
Face a tal realidade dependia agora dos jovens portugueses que entravam na Ordem o cumprimento da promessa que tinha feito, pois a tais solicitações tinha respondido e pedido algum tempo para que pudesse enviar dominicanos portugueses.
Mais de cinquenta anos depois ainda não voltámos a Timor, onde historicamente tivemos uma presença marcante, mas regressámos a Moçambique e aí nos mantivemos até à independência, e presentemente estamos em Angola.

Foto dos noviços com o Mestre da Ordem
Primeira fila: Padre Sylvain, Padre Manuel Suarez, Padre Aniceto Fernandes e Padre Reed.
Segunda fila: Frei Miguel dos Santos, frei Carlos Jacinto Videira, frei Pedro Agostinho, frei Gil Manuel, frei Henrique Andrade.
Terceira fila: Frei João Domingos e atrás de si o Irmão Converso Lourenço da Rocha(?), o Irmão frei Jacinto Pereira, frei Luís Custódio e atrás de si o postulante António Pedro, e ao seu lado outro postulante por identificar e depois, com óculos, o frei Joaquim Frango.

Outra Foto dos noviços com o Mestre da Ordem
Primeira fila: Padre Sylvain, Mestre da Ordem Manuel Suarez e Padre Aniceto Fernandez.
Segunda fila: Frei Miguel dos Santos, frei Carlos jacinto Videira, frei Vicente Santos, e frei Henrique Andrade.
Terceira fila: Frei João Domingos, frei Pedro Agostinho, frei Gil Manuel.
Ultimas filas: Escondido por detrás do frei João o Irmão Converso Noviço frei Lourenço da Rocha(?), frei Jacinto Pereira, frei Luís Custódio e atrás de si o postulante António Pedro, outro postulante à sua direita e por fim o Irmão frei Joaquim Frango.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    O texto que escreveu a propósito da visita do Mestre da Ordem Manuel Suarez ao Noviciado de São Pedro de Sintra e do apelo missionário, entre outros temas, abordado com o grupo de noviços faz-nos reflectir sobre o papel que os dominicanos poderiam ter nos países de expressão portuguesa, entre outros. E este assunto levar-nos-ia ao equacionar de várias questões, entre elas, a das vocações.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha. Bem-haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta excelente partilha,sobre a Ordem Dominicana,li com muito interesse e obrigada pela bela ilustração,com as várias fotografias que muito gostei.Bem-haja,Frei José Carlos,por esta magnífica partilha.Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar